sábado, 15 de maio de 2010

Fichamento
“Ah, porque não pensei nisso antes?” Quantas vezes nos fazemos essa pergunta ao longo de nossas vidas. Na caminhada acadêmica então, nem se fala. Só nos damos conta da importância de alguns detalhes quando já estamos prestes a nos formar. Claro, não foi diferente comigo! Só no último semestre do curso de Pedagogia, Anos Iniciais, é que percebi que tinha “ratiado” em não ter fichado os bons livros que li. Tantas leituras interessantes ao longo do curso, havia chegado o momento de resgatá-las para usá-las como fundamentação de minha proposta pedagógica. Quando me vi debruçada, em pelo menos, 20 livros, em uma pequena mesa da biblioteca da Furg percebi o quanto havia errado. Na mesma semana comprei um caderno e passei a anotar todas as idéias, atentando para a bibliografia e palavra chave de cada fichamento. É. A necessidade obriga-nos a dar valor aos conselhos que outrora foram nos dado. Quantas vezes os “veteranos” me disseram pra fichar os textos?! Quantos professores advertiram sobre a importância dos fichamentos?! Não dei ouvidos.... Então, em uma noite dessas conversava com uma “bixo” da Pedagogia, e ela me falava sobre os diversos trabalhos que tinha de fazer e de como estava cansada de tanta leitura. Conversa vai...conversa vem! Surgiu a dúvida de como fazer uma resenha, expliquei o que era necessário e minha amiga queixou-se uma vez mais: “Não sei como me organizar! São tantas leituras que já não sei mais o que escrever em cada trabalho. Estou misturando as idéias e os autores. Vou ter que ler o livro de novo.” Respondi rapidamente: Faça fichamentos! Depois de explicar do que se tratava ela deu a idéia: Porque não colocas isso no blog? Vai ajudar muiiiiito. Então, aí vai a explicação de como fiz meu caderno de fichamento!

Fichamento:

1 – Pegue um caderno grande e numere as páginas (reserve pelo menos três folhas para o sumário)

2 – Reserve três ou quatro páginas no fundo do caderno para a bibliografia dos livros

3 – Numere as páginas que serão utilizadas para as anotações.

4 -Vamos supor que sua primeira anotação seja a partir do seguinte parágrafo do livro Pedagogia da Autonomia:

“Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.”

5 – No caderno você anotará na página número 1, primeiro a palavra chave, entre parênteses, e em seguida o parágrafo entre aspas. Ao término da última frase anotará também a página de onde foi retirado o parágrafo. Ficando desse forma:

(ensino/pesquisa) “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.” (página 29)

6- No índice você anotará a palavra chave e ao lado entre parênteses o número da página em que foi feita o fichamento. Deixe o parêntese em aberto caso você faça outros fichamentos sobre o mesmo assunto você anotará ao lado o número da página das próximas anotações. Ficará assim:

*Ensino/pesquisa (1, .........

7 – Na última folha você vai anotar a bibliografia do livro, ao lado do número 1, afinal é a primeira obra que você fichará. Ficará assim:
1- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa – São Paulo: Paz e Terra, 1996, 3º Ed.

8– Dessa forma quando você precisar de embasamento para os futuros trabalhos poderá procurar no índice as palavras chaves assuntos pertinentes e ainda terá a bibliografia de todas as obras já lidas até então.

9 – Não se esquece de observar as normas da ABNT para precisar os detalhes de citação em seus trabalhos científicos. Para anotação pessoal a forma supramencionada é de total validade.

Espero que essas dicas lhes sejam úteis em sua caminhada acadêmica!

Abraços
Fernanda (Cabeluda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário