quarta-feira, 12 de abril de 2017

"Palavras que Acrescentam" /Produção de Cartas contra Bullyng

Então!!! Aqui estou para compartilhar com vcs um trabalho que está em andamento na minha turma do terceiro ano. Nas atividades tenho procurado aliar a produção textual, confecção de cartas, estudo de adjetivos  e respeito mútuo para neutralizar o bullyng que tem sido recorrente em nossa escola.


O projeto chama-se "Palavras que acrescentam!"

Introdução: Cada aluno escreveu em uma folha à parte a lista de nomes dos colegas. Dessa forma o aluno tem um controle dos colegas que já receberam uma carta escrita por seu punho. O bjetivo é continuar o projeto até que todos os colegas tenham trocado cartas elogiosas entre si.

Primeira semana:

*Cada aluno foi até a mesa da professora para escolher o nome de um colega para direcionar o trabalho. 

*Em seguida ele deveria observar a aparência física assim como roupas e acessórios que o colega escolhido estivesse usando.

*No caderno deveriam construir uma lista com palavras chave que evidenciasse as caracterísitcas do colega que mais admirassem. Também nesta lista foram acrescentadas caracterísitcas de personalidade dos colegas que fossem positivas.

*Começamos a montagem da carta.  No caderno, em forma de rascunho, escreveram as principais partes da carta (data, saudação, corpo, despedida e assinatura). Para a contrução do corpo da carta orientei os alunos para a produção de 4 parágrafos que ficaram construídos como o exemplo abaixo/;



Rio Grande, 12 de abril de 2017.

Olá colega!


Fulano estou lhe escrevendi essa carta para falar o quento gosto de ti e te admiro. Estamos no início do ano e ainda passaremos muitos dias juntinhos. Por isso, quero que saibas o que mais admiro em ti.
Estava observando a maneira como vieste vestido hoje para escola e achei lindo teu penteado, o "rabico´" que estas usando é muito legal! Também gosto da cor dos teus olhos porque são verdes como as folhas das árvores, e eu amo verde.
Quando estamos  em aula gosto de ver o teu jeito...tu és muito engraçado. Sempre tem resposta esperta pra tudo. E quando a professora faz perguntas tu sempre participas, tu és tão inteligente.
se tu quiser, podemos brincar amanhã na hora do recreio de pega-pega! O que achas?

Abraço

Ciclano


*Após a escrita dos rascunho a professora fez orientação individual corrigindo erros ortográficos, de espaçamento (parágrafos e entre linhas, margem). Em seguida reescreveram e entregaram aos colegas.


Segunda semana:

*Após cada aluno escolher um novo colega para direcionar sua carta e riscar o nome deste colega de sua lista já colada no caderno escrevi no quadro em torno de 30 adjetivos.

*Cada aluno recebeu 6 cartões coloridos  para escrever 6 adjetivos que gostariam de receber como elogio.

*Após colar os cartões no caderno distribuí folhas de ofício com uma árvore desenhada. Dentro da copa da árvore havia uma linha em branco e ao redor dela seis folhas desenhadas em tamanho ampliado, também com uma linha em branco dentro delas.

*Assim, cada aluno escreveu no mei da copa o nome do colega que havia escolhido para entregar a carta e em cada folha deveria escrever os elogios/adjetivos que estavam nos cartões coloridos.

*Após colorir a árvore de maneira caprichada usamos os elogios escritos nela como base para a construção da carta parecida com a anterior.

*As árvores foram penduradas em um mural de TNT com uma grande árvore colorida em tecido. (Confira uma imagem desse dia!





Terceira semana: 

*Desta vez resolvi mostrar pra turma maneiras de se construir um acróstico.

*A partir da palavra PEDRA, com a ajuda dos alunos, contruí no quadro negro um acróstico simples.

Preciosa
Especial
Dura
Rara
Amarela


*Em seguida expliquei que a mesma técnica pode ser construída com frases.

*Como de costume...cada criança escolheu o colega para quem escreveria a carta da semana e em rascunho fizeram as primeiras tentativas.

*Após fazer a correção dos erros ortográficos os alunos reescreveram as cartas e fizeram a ilustração ...confiram algumas imagens.






Em breve posto a continuidade desse trabalho! Deixem as sugestões e críticas nos comentários!






Nenhum comentário:

Postar um comentário