Mais um projeto realizado com minha turminha...pois e, estou aqui para compartilhar com vocês colegas mas uma de minhas experiências. Essa semana trabalhei com meus pequeninos a diferença textos. Como já havíamos aprendido sobre um pouco sobre o assunto através dos jornais no projeto "Gazeta Miúda" (veja esta postagem também nesse blog) resolvi mostrar aos alunos outras formas de escrita. Montei então um projeto baseado em receitas culinárias e bulas de remédios. Tivemos momentos interessantes de aprendizagem! Os pequenos aprenderam a importância das bulas, identificando o nome dos remédios. A leitura das receitas e a preparação dos alimentos passo a passo empolgaram a criançada, vale a pena conferir.
Projeto
Textos prescritivos
Período: uma semana
Período: uma semana
Justificativa: “Os textos prescritivos são os que contêm informação acerca do modo de realizar uma atividade: são instruções. Podem ser simples, como a recomendação de uma atividade escolar, ou complexos, como uma lei parlamentar. (...) estes textos requerem maneiras muitos concretas para serem escritos e lidos. E é preciso ensinar essas maneiras na escola desde muito cedo.” http://www.smec.salvador.ba.gov.br/ em 10/07/2010.
Objetivo Geral: Através deste trabalho pretendi que os alunos não apenas entendessem a diferença entre um texto informativo e um prescritivo, mas que também produzissem os seus. Foram utilizadas receitas culinárias e bulas de remédio para que os discentes percebessem a diferença entre informações e instruções/prescrições.
Objetivos Específicos: Ao final do projeto os alunos:
*Diferenciaram receitas culinárias de bula de remédio;
*Escreveram receitas culinárias;
*Leram e seguiram passo a passo uma receita culinária;
*Escreveram uma receita culinária;
Planos
Segunda-feira
–Foram apresentados aos alunos três tipos de textos, informativo publicitário, bula de remédio e receita culinária.
–Perguntas: Que tipos de textos são esses? Para que servem? O que esses textos possuem em comum? O que esses textos possuem de diferentes?
–Os alunos selecionaram dentre um grupo de textos as receitas culinárias. Depois de explicaram o porquê da escolha destes. Porque achavam que os tais textos eram receitas.
–Para a preparação de um sanduíche utilizei um cartaz com dicas de higiene. Seguimos passo a passo a receita de um sanduíche de presunto, queijo, maionese, tomate e alface. Cada um vai montou o seu sanduíche.
Terça-feira
–Foi pedido que os alunos trouxessem uma receita de casa. Cada um apresentou a sua e em seguida colou no caderno de desenho devendo fazer a lustração de cada passo da receita.
Quarta-feira
–Exploramos a estrutura de uma receita: Titulo, ingredientes e modo de preparo. Foram dadas aos alunos em desordem as partes de uma receita, eles deveriam colá-la no diário de bordo na maneira correta.
–Apresentei a turma a imagem de um bolo de chocolate. Eles “inventaram” a receita com as três partes acima citada e escrevê-la no diário de bordo.
Quinta-feira
–Exploração de várias bulas de remédio. Observação das semelhanças e diferenças. Conversa sobre o conteúdo destes textos e a importância deles.
–Observação dos rótulos e embalagens dos remédios e as suas “semelhanças” quanto a escrita do nome do remédio na bula. (O nome do remédio deve coincidir com a escrita no rótulo, embalagem e bula, para evitar perigosas distrações). O uso de remédios sob prescrição médica e sob orientação de um adulto.
– Mistura entre embalagens e bulas de remédio para que os alunos encontrem os pares. Colagem dos pares no caderno de desenho.
Sexta-feira
–Brincadeira. Receitas culinárias e bulas de remédio misturadas para organização no *tapete alfabético (confira neste blog a postagem).
–Montagem com alfabeto móvel de, pelo menos cinco palavras utilizadas como base no exercício anterior, de acordo com a escolha de cada aluno.
- Ditado: remédio, receita, doente, fome, comida, bolo, ingrediente, bula, médico, cozinha.
Ao longo da semana adaptei algumas atividades para atender as necessidades da turma. Cabe a você adaptar essas ideias para que fiquem de acordo com o seu grupo.
Abraços carinhosos
Fernanda Cabeluda!
Eu não entendo muito as diferenças entre um medicamento e outro, só confio em meu doutor e o que ele me receita.
ResponderExcluirAgora estou tomando valtrex e não conheço outro medicamento semelhante que seja tao bom como este.