Este projeto foi aplicado na escola de Educação Infantil Gente Miúda, na cidade de Rio Grande, RS, onde trabalho. A turminha de Jardim III tem discentes de 5 a 6 anos. A idéia desse trabalho surgiu a partir da necessidade dos alunos em entender alguns acontecimentos observados no meio ambiente. A curiosidade natural dos miudinhos facilitou a escolha das atividades, a cada conversa algumas hipóteses eram levantadas, o mais gostoso disso tudo foi experimentarmos juntos algumas situações e chegarmos às conclusões coletivamente. Confira as atividades que realizamos:
1° dia:
Brincadeira de roda com a música o Cravo e a rosa. Expressão corporal através da letra da música. Conversa sobre as semelhanças entre o cravo e a rosa. A partir desta conversa foi introduzido o tema.
Painel confeccionado coletivamente com partes da planta para explicação. Os desenhos foram coloridos em grupo livremente.
2º dia:
– Leitura do livro “As fadas nos falam de... Generosidade” de Alex Cabreira e Rosa Maria Curto.
- Interpretação de texto no diário de bordo:
*Qual o título da história?
Qual o nome da fada que era egoísta?
O que significa a palavra egoísta?
A história conta que Hortência tinha uma macieira, como se chamam os frutos que nascem dessa árvore? Desenhe a macieira.
-Plantação de uma muda da flor “Boca de Leão” . Desenho do plantio da muda para o livro das plantas.
3º dia:
–História “A margarida friorenta” de Fernanda Lopes de Almeida. Interpretação oral de texto.
- Experiência: Conforme informações de um livro de ciências do ensino fundamental, colocamos uma flor branca em copo com água com tinta diluída. Os alunos receberam uma ficha de observação, nela havia um espaço para a escrita de hipóteses afim de que os alunos anotem suas idéias sobre o que aconteceria com a flor. Esta ficha foi utilizada para a confecção do livro das plantas. Cabe salientar que não houve nenhuma alteração visível com a flor, por isso como resultados os alunos anotaram a frase: “Nada aconteceu”. Em busca de respostas para o insucesso da experiência descobri que é necessária a utilização de anilina no ligar de “tinta”.
- Desenho e pintura de margarida em papel colorido, a palavra flower foi escrita ao pé da página com tinta branca.
4º dia:
–Estudamos e cantamos a música “Alecrim dourado”. Escrita da letra da música no diário de bordo. Observamos a erva de chá derivada do pé de alecrim.
-Explicação as diversidades de chás, calmantes, culinários, doces e amargos. Experimentamos 11 tipos de chás observando os aromas e colorações.
-Anotamos as características dos chás observados e experimentados em uma ficha para anexar no livro das plantas.
5º dia:
– Percussão corporal e musicalização com colheres ao som da música “Sopa” do grupo Palavra Cantada.
- Observação de legumes e confecção de sopa. Degustação da sopa e reconhecimento dos alimentos após o cozimento.
- Início do plantio da “floresta de legumes”, anotação de hipóteses em ficha de observação. Foram plantadas as cascas dos legumes. Anotamos em uma ficha, os procedimentos do plantio e as hipóteses de acontecimentos futuros para anexar no livro das plantas.
6º dia:
– Como nascem as plantinhas? Era um dos vários questionamentos levantados pela criançada. Neste dia foram explicados aos alunos a semeadura e o brotamento. História da “Sementinha que não queria nascer”(conforme link exibido abaixo). Foram observadas as características das sementes de abóbora, girassol, cebolinha, alpiste, hortelã e malva. Ao redor da floresta de legumes foram depositadas as sementes. Cada aluno plantou uma semente diferente e colocou uma “plaquinha” com o nome da planta logo a frente. Os procedimentos desse trabalho também foram anotados para a confecção do livro das plantas, bem como as hipóteses dos discentes.
Para o entendimento do brotamento seria feita uma experiência uma batata doce. Iríamos colocar dentro de um copo com água pela metade uma batata doce que estivesse com pequenos brotos em exposição. Porém, as atividades anteriores ocuparam bastante tempo, de maneira que essa experiência não foi realizada. Expliquei o brotamento apenas por imagens do livro didático.
– Confeccionamos um monstrinho com meia de nylon, alpiste e serragem, com cerca de 10 cm de altura. Com a meia foi feito um saco, no fundo foram colocados 2 ou 3 cm de alpiste e o restante do espaço ocupado com serragem. A meia foi amarrada e umedecida, a parte da serragem ficou para baixo, assim, quando os brotos de alpiste surgiram representaram os cabelos do monstrinho.
7º dia:
–Aula sobre polinização. Utilizei imagens dos livros didáticos para ilustrar a explicação. Os discentes representaram no caderno através de desenho as duas formas de polinização passo a passo.
- Ditado de 10 palavras utilizadas nas aulas anteriores e pintura do desenho da abelha rainha. Registro do processo de polinização para o livro das plantas.
- Observação das plantações da “Boca de leão” e floresta de legumes e anotações nas fichas.
8º dia:
– Explicação sobre a fotossíntese com o apoio das imagens de livro didático de ciências. Desenho sobre fotossíntese feito pelos alunos para o livro das plantas.
– Experimento: Pegamos vasinho com a flor e envolvemos uma das folhas com papel e fita adesiva. Perguntei aos alunos o que aconteceria com a folha coberta que seria desprovida da luminosidade do sol. As hipóteses foram anotadas para o livro das plantas. Após uma semana, conforme solicitado no livro didático, retiramos o embrulho e as crianças perceberam que “Nada havia acontecido!” Os alunos concluíram que era necessário que deixássemos mais alguns dias a folha embrulhada para que houvesse alguma reação.
História “O campo dos girassóis”. Em seguida os alunos desenharam a interpretação da história.
( http://historiasparaosmaispequeninos.wordpress.com/2007/10/08/o-campo-de-girassois/)
– Observação de imagens de plantas carnívoras, explicação sobre as características dessa espécie.
- Passatempos conforme links:
- Escolha uma das plantas carnívoras que conheceste e desenha no livro das plantas.
- Montar com o alfabeto móvel as palavras: planta, flor, semente, folha, árvore, caule, fruto e floresta. Depois de montar as palavras os alunos separaram as sílabas com a orientação da professora.
- Observação do estado de todas as experiências e registro das mudanças.
– Observe a cena e crie uma história. Em uma folha havia o desenho de duas crianças plantando uma flor.
Mergulhando os monstrinhos na água para a germinação da semente de alpiste
Plantamos no meio do vaso as cascas dos legumes utilizados para fazer a sopa, e ao redor plantamos algumas sementes.
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