domingo, 25 de julho de 2010

Textos Prescritivos

Mais um projeto realizado com minha turminha...pois e, estou aqui para compartilhar com vocês colegas mas uma de minhas experiências. Essa semana trabalhei com meus pequeninos a diferença textos. Como já havíamos aprendido sobre um pouco sobre o assunto através dos jornais no projeto "Gazeta Miúda" (veja esta postagem também nesse blog) resolvi mostrar aos alunos outras formas de escrita. Montei então um projeto baseado em receitas culinárias e bulas de remédios. Tivemos momentos interessantes de aprendizagem! Os pequenos aprenderam a importância das bulas, identificando o nome dos remédios. A leitura das receitas e a preparação dos alimentos passo a passo empolgaram a criançada, vale a pena conferir.
Projeto
Textos prescritivos

Período: uma semana

Justificativa: “Os textos prescritivos são os que contêm informação acerca do modo de realizar uma atividade: são instruções. Podem ser simples, como a recomendação de uma atividade escolar, ou complexos, como uma lei parlamentar. (...) estes textos requerem maneiras muitos concretas para serem escritos e lidos. E é preciso ensinar essas maneiras na escola desde muito cedo.” http://www.smec.salvador.ba.gov.br/ em 10/07/2010.

Objetivo Geral: Através deste trabalho pretendi que os alunos não apenas entendessem a diferença entre um texto informativo e um prescritivo, mas que também produzissem os seus. Foram utilizadas receitas culinárias e bulas de remédio para que os discentes percebessem a diferença entre informações e instruções/prescrições.

Objetivos Específicos: Ao final do projeto os alunos:

*Diferenciaram receitas culinárias de bula de remédio;
*Escreveram receitas culinárias;
*Leram e seguiram passo a passo uma receita culinária;
*Escreveram uma receita culinária;
Planos
Segunda-feira

–Foram apresentados aos alunos três tipos de textos, informativo publicitário, bula de remédio e receita culinária.
–Perguntas: Que tipos de textos são esses? Para que servem? O que esses textos possuem em comum? O que esses textos possuem de diferentes?
–Os alunos selecionaram dentre um grupo de textos as receitas culinárias. Depois de explicaram o porquê da escolha destes. Porque achavam que os tais textos eram receitas.
–Para a preparação de um sanduíche utilizei um cartaz com dicas de higiene. Seguimos passo a passo a receita de um sanduíche de presunto, queijo, maionese, tomate e alface. Cada um vai montou o seu sanduíche.

Terça-feira

–Foi pedido que os alunos trouxessem uma receita de casa. Cada um apresentou a sua e em seguida colou no caderno de desenho devendo fazer a lustração de cada passo da receita.

Quarta-feira

–Exploramos a estrutura de uma receita: Titulo, ingredientes e modo de preparo. Foram dadas aos alunos em desordem as partes de uma receita, eles deveriam colá-la no diário de bordo na maneira correta.
–Apresentei a turma a imagem de um bolo de chocolate. Eles “inventaram” a receita com as três partes acima citada e escrevê-la no diário de bordo.


Quinta-feira

–Exploração de várias bulas de remédio. Observação das semelhanças e diferenças. Conversa sobre o conteúdo destes textos e a importância deles.
–Observação dos rótulos e embalagens dos remédios e as suas “semelhanças” quanto a escrita do nome do remédio na bula. (O nome do remédio deve coincidir com a escrita no rótulo, embalagem e bula, para evitar perigosas distrações). O uso de remédios sob prescrição médica e sob orientação de um adulto.
– Mistura entre embalagens e bulas de remédio para que os alunos encontrem os pares. Colagem dos pares no caderno de desenho.

Sexta-feira

–Brincadeira. Receitas culinárias e bulas de remédio misturadas para organização no *tapete alfabético (confira neste blog a postagem).
–Montagem com alfabeto móvel de, pelo menos cinco palavras utilizadas como base no exercício anterior, de acordo com a escolha de cada aluno.
- Ditado: remédio, receita, doente, fome, comida, bolo, ingrediente, bula, médico, cozinha.
Ao longo da semana adaptei algumas atividades para atender as necessidades da turma. Cabe a você adaptar essas ideias para que fiquem de acordo com o seu grupo.
Abraços carinhosos
Fernanda Cabeluda!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Gazeta Miúda

Queridos.... eu já estava morrendo de saudades! Estava preparando novidades pra vocês. Esta semana desenvolvi um projeto que há tempos tinha em mente. Como nosso blog fala de experiências não poderia colocar as ideias sem antes testá-las. Acredito que é de extrema relevância que se ofereça diversos tipos de textos as crianças para que elas tenham a percepção social da escrita. O jornal é um excelente veículo de comunicação e passível de leitura e interpretação mesmo pelos pequeninos. Não podemos esquecer que a leitura e a interpretação vai muito além da decodificação dos signos linguísticos, faz-se necessário que o leitor tenha entendimento cultural e social dos assuntos que os cerca. Crendo nisso levei um amontado de jornais para minha turminha de Jardim III. Os alunos exploraram o material, "leram" e interpretaram as notícias. Preparei um material sobre a história do jornal impresso no Brasil e no mundo. Visitamos um dos jornais locais e aprendemos como se produz de fato um jornal e para fechar nosso projeto confeccionamos a Gazeta Miúda, um informativo com assuntos da escola. Ficou maravilhoso. Confira o projeto e plano:

Projeto:

Título: Gazeta Miúda
Período: uma semana
Justificativa: “A linguagem constitui a criança e também a insere no mundo, permitindo a interação com diferentes universos (...). As crianças de 6 anos já dispõem de importantes habilidades comunicativas que oferecem a elas inúmeras possibilidades e compreender o mundo que as cerca, ao se utilizar dessas habilidades para saber mais sobre as coisas . Nesse momento ficam mais nítidas as múltiplas “funções da linguagem...”.
Objetivos Gerais: Durante o período deste trabalho serão proporcionados aos discentes diversos momentos de interação, exploração, reflexão e apropriação de ideias, conceitos e hipóteses trazidas pelos jornais . A partir da história do jornal os pequenos poderão perceber como são produzidos os jornais atuais e construirão um periódico da escola para a culminância do projeto.

Objetivos Específicos:
Ao final do projeto o aluno deverá ser capaz de:
*Compreender o surgimento do jornal;
*Perceber a função lingüística e social do jornal impresso;
*Perceber as divisões organizacionais do jornal (esporte, lazer, política, moda...);
*Identificar o trabalhos dos diferentes profissionais envolvidos na produção de um jornal;
*Elaborar um informativo da escola.

Plano:


Segunda-feira


– Cada aluno receberá um jornal para observação. Depois de explorar o conteúdo, os discentes deverão escolher uma imagem que lhes chamem a atenção e deverão interpretá-la, tentando entender a notícia que esta imagem representa. Depois que todos os alunos “lerem” suas imagens a professora fará a leitura do texto que as acompanha, ressaltando os acertos dos alunos.


–A professora dará um pequeno texto recortado de um jornal para cada aluno. O texto deverá ser colado no caderno de desenho, ao lado os discentes deverão fazer a ilustração da notícia como se fosse a fotografia daquela matéria.


– Um aluno por vez sorteará uma letra do alfabeto, em seguida deverá encontrar no seu texto duas palavras que iniciem com essa letra, marcando-a com canetinha amarela.


Terça-feira


–História do jornal em Power point.


– Atividade de tipografia e xilografia no caderno de desenho.


XILOGRAVURA


Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução de imagens e textos sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo inversamente parecido com um carimbo já que o papel é prensado com as mãos sobre a matriz.
A técnica exige que se entalhe na madeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida usa-se um rolo de borracha embebecida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. Entre as suas variações do suporte pode-se gravar em linóleo (linoleogravura) ou qualquer outra superfície plana. Além de variações dentro da técnica, como a xilogravura de topo.


Retirado : http://pt.wikipedia.org/wiki/Xilogravura


Material: Bandejas de isopor, palitos variados, 1colher de sopa de guache, rolinhos ou pincéis, tesourae pano para limpar as mãos.Desenvolvimento:1. Corte as abas da bandeja de isopor; com o lápisbem apontado passe o desenho para o isopor deixandosulcos; com o palito aprofunde as marcas aumentandoos sulcos sem furar o isopor.2. Coloque em uma outra bandeja de isopor umpouco de guache, espalhando-o numa camada fina;passe o rolinho no guache, preenchendo-o completamentecom a tinta; passe o rolinho sobre o desenho no isopor.3. Vire o desenho sobre o papel sulfite e aperte-opara imprimir; retire o isopor com cuidado, puxando-ona diagonal pela ponta. Deixe secar.– Abaixo do desenho xilografado o aluno deverá escrever o seu nome por tipografia em letras de E.V.A.


– Colagem de imagem de jornal. A imagem será recortada em tiras, estas deverão ser organizadas e coladas como um quebra-cabeça.


Quarta-feira


– Visita ao Jornal Agora


–Registro da visita no diário de bordo.


Quinta-feira


–Distribuição de tarefas entre os alunos para a organização e montagem de um informativo da escola: “Gazeta Miúda”. O informativo trará breves informações sobre os projetos que estão acontecendo em cada turma da escola, além de divulgar as próximas festividades e principais acontecimentos, como a festa do dia dos pais e o endereço do blog da escola.


– Visita nas salas para entrevistas e fotos.


Sexta-feira


–Montagem e ajustes do informativo. Produção ilustrativa e escrita para enriquecimento do jornal do Jardim III.


Ob.: Montei o jornal com Microsoft Office Publisher