sábado, 16 de abril de 2011

DICA DE LEITURA!

Olá, blogueiros e blogueiras que acompanham As Cabeludas. Sumida por um bom tempo passei para deixar algumas dicas de leitura para profes e simpatizantes pelo 1°ano do Ensino Fundamental. Este ano não mais como Profe da Educação Infantil, tenho o grande desafio de colaborar para a alfabetização de 25 crianças curiosas e sedentas para dominarem a escrita e a leitura. Vejo-me mais ansiosa e aflita do que eles. Muitas vezes temerosa, insatisfeita, insegura e instável, parece que estou na corda bamba. Penso que esses sentimentos me remetem a permissa de que o que sei, o que li, o que experienciei pode não ser o suficiente para atender as descobertas, os conflitos, as passagens, as acomodações e desacomodações que as crianças estabelecem para se alfabetizarem. Por isso, continuo lendo, relendo e aprofundando meus estudos para essa jornada.

No momento adquiri uma coletânia de três livros da autora ESTHER PILLAR GROSSI, muitíssimo colaboradores para refletir e acompanhar o desenvolvimento dos níveis Psicogenéticos, a saber: Didática da Alfabetização vol. I - didática dos níveis pré-silábicos, Didática da Alfabetização vol. II - didática do nível silábico e Didática da Alfabetização vol. III - didática dos nível alfabético.

quinta-feira, 7 de abril de 2011


A mesa foi organizada pela turminha com muito carinho!





Enfim...chegou a hora tão esperada: Cantar Happy birthday!




A festa teve direito a lembrança surpresa!





Aqui está a nossa aniversariante: Mônica.

Mais um aninho! Parabéns pra você!

Quê saudadessssss


Olá queridos e queridas. Este ano terei o prazer de trabalhar novamente com crianças de 5 a 6 anos. A turminha de Pré 2 tem se divertido em meio a aprendizados incríveis. Nas últimas semanas trabalhamos com o tema "Aniversário". Vale a pena conferir cada ideia sugerida por este projeto divertidíssimo!

Festas de aniversário

Titulo: Mais um aninho! Parabéns pra você!

Duração: Duas semanas

Justificativa: O desenvolvimento de atividades pedagógicas a partir do contexto de vida dos alunos garante o aprendizado significativo e prazeroso. Dessa forma, este projeto objetiva trazer eventos festivos como objetos de estudo, partindo da comemoração que lhes é mais importante: o dia do aniversário.

Objetivo geral: Desenvolver atividades relacionadas com a data de aniversário, buscando que os alunos investiguem sobre o seu dia e depois de seus colegas. Em meio de construção de materiais para festas, alimentos, organização e tempo e espaço.

Objetivos específicos:

- Combinar a festa para a nova colega;

- Reconhecer a data de aniversário de seus colegas;

- Reconhecer a própria data de aniversário, através do calendário;

- Construção de cartaz através de recorte e colagem;

- Identificar números de datas e idades.

- Noções de medidas: mais/menos, grosso/fino, largo/estreito.

- Histórias, músicas.

- Inglês: happy birthday.



Plano do projeto 3

Segunda-feira

*Retomada do tema enviado na sexta: pesquisa sobre a data de aniversário e pedir uma foto de cada aluno de um aniversário. Observar um calendário para a percepção da organização e ordem cronológica de todos os meses do ano. Circular no calendário o mês de aniversário de cada aluno e marcar o dia.

*Confecção de cartaz de aniversários da turma.

Terça-feira

*Conversa sobre predileções alimentares em festas de aniversário.

*Início da utilização do pote de palavras. Colocar os nomes dos alunos no pote e em seguida instigar a turma a pensar sobre o tema da semana. Escrever juntos a palavra “aniversário” no quadro e em seguida a colocaremos também no pote. Esse pote ficará a disposição dos alunos para ser utilizado livremente nos momentos de recreação.

Quarta-feira

*Pesquisa na internet com orientação da professora de curiosidades sobre a cantiga “parabéns” e costumes de outras regiões. Leitura do texto da música e atividade de quebra-texto coletivo em cartaz.

* Escutar e cantar a cantiga “Parabéns” em inglês “Happy Birthday”.

Quinta-feira

*Observar os passos da receita de brigadeiro. Anotando todos os ingredientes. Os alunos devem fazer um desenho dos “passos” da realização da receita. Em seguida enrolar brigadeiro enlatado. Fazer a contagem e divisão da quantidade de doces confeccionados entre os alunos. Registro dos cálculos no caderno.

*Adicionar a palavra “brigadeiro” no pote de palavras e fazer a leitura das demais. Em seguida fazer a contagem da quantidade de palavras existentes no pote observando as semelhanças e diferenças das letras iniciais. Classificar e anotar no caderno.

Sexta-feira

Apresentação de uma caixa de presente. Os alunos deverão tentar adivinhar o que tem dentro com a dica de que se trata de um presente para todos os alunos brincarem. Este presente deverá ser dividido e cuidado por todos. A partir do objeto conversaremos sobre egoísmo e a importância de saber dividir. Dentro da caixa haverá uma boneca que ficará conosco até o término do projeto.

Leitura do texto “O presente de aniversário”

Segunda-feira

*A professora proporá a turma a organização de uma festa de aniversário para a nova visitante ( a boneca que chegou na sexta-feira). Escolheremos um nome para a boneca e começaremos a pensar em materiais necessários para a festa. Escreveremos uma lista de itens, divididos em comida, bebida e decoração.

Cada aluno deverá confeccionar um convite do aniversário da boneca. Os convites serão colados nas agendas. Colocaremos o nome da boneca no pote de palavras.

Terça-feira

*Conversaremos sobre as predileções dos alunos em relação a presentes de aniversário. Cada um escreverá um bilhete para a família com 5 sugestões de presentes para a data de seus aniversários. Em seguida pensaremos sobre o que a “boneca” gostaria de receber de presente em seu aniversário, os alunos então deverão fazer um desenho do presente que entenderem como sendo ideal.

Quarta-feira

*Criaremos uma história com ilustração em torno do aniversário da boneca. Conforme anexo 1.

*Brincadeira com pote de palavras. Os alunos pegarão do pote uma palavra por vez para organizar no tapete alfabético (veja neste blog essa idéia) de acordo com as letras iniciais. Em seguida faremos a contagem da quantidade total de palavras. Outras versões da brincadeira poderão surgir ao longo do período.

Quinta-feira

*Brincadeira oral: “A boneca vai à praia, ela vai precisar de....” ; “ A boneca vai à feira, ela vai comprar...”; “A boneca foi ao restaurante, ela vai comer...”
Depois de responder oralmente os alunos deverão escrever, pelo menos, dois dos itens citados. Conforme atividade do anexo 2.

Sexta-feira

*Organização da sala para a festa da boneca.

*Desenho sobre a festa.

Comentário: Os alunos ficaram tão empolgados com a tarefa de organizar a festa da boneca que outras ideias surgiram a partir deste projeto. Algusn alunos questionaram de onde a boneca tinha vindo, qual era a sua idade, onde estava sua família. Destas perguntas resolvi trabalhar "Corpo e sexualidade". Confira também este projeto!