domingo, 24 de junho de 2012

Projeto para 4º ano - Animais Interessantes de ontem e de hoje.

fonte: http://ensinoespirita.blogspot.com.br/2010/04/estudando-animais-no-mundo-espiritual.html


                                             v   Idealizadores do projeto:


                       Alunos do 4º ano, turma 41 de uma Escola Municipal da cidade do Rio Grande/RS.

v Surgimento do projeto:
O projeto surgiu logo no início do 1º trimestre. Através de uma atividade de Sondagem Matemática, a professora buscava conhecer os conhecimentos reais que os alunos possuíam acerca de diversos conceitos matemáticos. Essa sondagem, apresentava, discutia e problematizava diversas situações matemáticas envolvendo o tamanho, o peso e a altura de alguns animais do filme a Era do Gelo II. Durante a realização dos exercícios, os alunos começaram a questionar sobre o Mamute e o Tigre-dente-de-sabre os quais não são encontrados atualmente na natureza. Quais os motivos levaram o desaparecimento desses animais e se existem outras espécies que não conhecemos porque foram extintas. Ainda, comentaram sobre dragões e dinossauros, e que já ouviram falar sobre animais que estão correndo o risco de desaparecerem da natureza. Curiosos, preocupados e interessados em encontrarem respostas às próprias perguntas elaboramos o nome do projeto que norteariam as nossas pesquisas no momento, a saber: Animais Interessantes de Ontem e Hoje.

v Justificativa:
O projeto justifica-se pelo interesse que os alunos da turma 41 demonstraram em pesquisar sobre os animais que viveram antes de nós e não são mais encontrados na natureza devido à extinção. Além disso, perceberam que o que aconteceu com os animais no passado continua acontecendo nos dias de hoje e diversas espécies correm, atualmente, sérios riscos de sumirem da natureza.

v Objetivos:
O projeto tem como objetivos:
Ø Pesquisar e conhecer algumas espécies de animais que foram extintas a muitos anos da natureza, suas causas e motivos.
Ø Pesquisar e conhecer algumas espécies do Brasil e de outros lugares do mundo que estão ameaçadas de extinção, suas causas e motivos.
Ø Refletir e sugerir ações/soluções para o combate à extinção.
Ø Conhecer e reconhecer animais que são típicos do estado do Rio Grande do Sul e da reserva do Taim (sub-distrito da cidade do Rio Grande).

Existem outras intenções que complementam os objetivos do projeto que podem ser percebidas ao longo da execução das atividades que têm sido desenvolvidas. A cada tema discutido e etapa concluída, surgiram outras zonas de interesses por parte dos alunos. Como essas zonas foram pertinentes ao foco de estudo também foram sendo agregadas ao projeto.

v Atividades realizadas:

Ø Abertura do projeto:

·        Pesquisa no dicionário sobre o significado da palavra SINOPSE.
·        Sala de informática – visualização dos trailers dos filmes “A era do gelo I, II, III e IV.
·        Na sala de aula, filme “A era do gelo II”.
·        Game com perguntas e respostas sobre o filme.

Ø Conteúdo programático do currículo para o 4º ano – ANIMAIS: reconhecer e classificar animais de acordo com as suas características. Vertebrados e invertebrados. Relacionar a dependência dos seres vivos entre si – Cadeia Alimentar.

·        Estudo através de imagens de diferentes tipos de animais e sua classificação em: mamífero, réptil, peixes, aves e anfíbios. Construção das características de cada grupo.
·        Quadro de classificação dos animais. Ditado de nomes de animais para os alunos preencherem o quadro. Nesse momento, intencionalmente, a professora ditou nome de animais que deixassem os alunos em dúvida. Como por exemplo: morcego (classificaram como ave e é mamífero) baleia e orca (classificaram como peixe e são mamíferos, entre outros).
·        Trabalhos em grupo. Em aula os alunos dividiram-se em grupos e escolheram os animais que ficaram em dúvida no quadro de classificação. A professora disponibilizou textos informativos sobre cada animal aos grupos, eles leram, destacaram as principais informações e construíram cartazes com os dados retirados dos textos e imagens. Com os cartazes prontos, explicaram aos colegas por que os morcegos eram mamíferos e não aves e assim sucessivamente.
A saber, os grupos foram:
 - diferenças entre rãs, sapos e pererecas;
- peixe-boi;
- golfinhos;
- morcegos;
- boto;
- baleia e orca;
- cobra e cobra-cega.
·        Vídeos sobre as características dos animais Vertebrados e Invertebrados. 
·        Cadeia Alimentar – textos explicativos. Observação de vídeo.

 Ø Animais extintos. Sala de informática: pesquisa sobre os animais que não existem mais na natureza, isto é, foram extintos.

·        Os alunos individualmente fizeram pesquisas sobre alguns animais que já sumiram da natureza. Ao longo da pesquisa, anotaram em uma ficha os nomes dos animais extintos que chamaram a sua atenção, desde quando sumiram e os motivos pelo seu desaparecimento.
·        Em outra aula, a professora conferiu as pesquisas e disponibilizou aos alunos imagens dos animais que eles pesquisaram e pequenos textos contendo os dados dos respectivos animais. Nesse dia, os alunos construíram um livro com os textos e imagens.
·        Em seguida, construíram uma linha do tempo com as datas e nomes dos animais extintos que pesquisaram. A partir dessas datas, revisaram conteúdos de matemática, a saber: interpretação de situações problemas, antecessor e sucessor, composição e decomposição, quadro valor-lugar dos números, dezenas e centenas exatas e leitura e escrita de números.

Ø Dragões e dinossauros. Os alunos foram divididos em dois grupos – dinossauros e dragões- cada um escolheu em que grupo gostaria de ficar.  Na sala de informática, cada grupo tinha a missão de pesquisar confirmando ou refutando os seus conhecimentos sobre a existência de dragões e dinossauros.  Em sala, com os dados coletados construímos pequenos textos com as informações sobre esses dois grupos de animais e/ou seres e construímos com isopor, papel a metro e argila os ambientes aonde esses seres viveram. 

Ø Animais que estão em extinção no mundo e no Brasil. Sala de informática. Alunos em duplas. Preenchimento da ficha a abaixo.  

Pesquisa sobre ANIMAIS EM EXTINÇÃO

1)      Digite no Google: mapa dos animais ameaçados de extinção no mundo. Observe os animais típicos de cada continente que estão desaparecendo.
2)      Nos continentes da Ásia e a da África encontramos muitos animais ameaçados de extinção. Acesse o Google e escreva: ÁSIA – Animais do mundo e conheça esses animais.

a)Escolha um animal e registre o seu nome: ________________________________

b)Escreva por quais motivos ele está sumindo: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Agora digite no Google: ÁFRICA- Animais do mundo e conheça animais desse lugar.

a) Escolha um animal e registre o seu nome: _____________________________________________________________________

b)      Escreva por quais motivos ele está em extinção:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)      A partir de agora vamos conhecer os animais ameaçados de extinção no nosso país: BRASIL. Digite no Google: mapa dos animais ameaçados de extinção no Brasil.
Escreva o nome dos animais correspondentes aos números:

19- ____________________________________________________________
       20- ____________________________________________________________


4) Agora digite no google: quais são os motivos para o animal ( escreva o nome do animal que colocaste no número) está ameaçado de extinção. Registre todos os dados que descobrires desses dois animais.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Existem Organizações não governamentais (ONG´S) que protegem esses animais ameaçados de extinção no Brasil? Pesquise sobre isso e anote o nome dessas instituições que lutam para a conservação de algumas espécies. 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

·        Após a pesquisa os alunos construíram jornais informativos relembrando aos leitores que alguns animais já sumiram da natureza e que muitos outros estão correndo sérios riscos de extinção. 


(...continua...)


Um comentário: