sábado, 1 de outubro de 2016

"Teu lixo é problema meu!"

Olá pessoal!!! Noooossa ....quanto tempo! Já estava com saudades de publicar minhas experiencias!
Vou compartilhar com voces um projeto que finalizei essa semana com minha turminha de 4° ano na cidade de Rio Grande/RS.



Tudo começou com a leitura de um texto de um jornal local. Confira no link abaixo:

 local. http://www.calameo.com/read/0003379755d1f02992b65

As crianças ficaram interessadas no assunto e resolvi dar atenção especial as curiosidades sobre o tema. E foi maravilhoso. Em seguida lembrei de um livro que havia em nosso acervo pessoal:



Trata-se da história de algumas embalagens que estão em uma cidade em que os moradores não dãoa tenção a reciclagem. As embalagens estão insatisfeitas, não querem mais ir apodrecer nos lixões e resolvem criar vida e pedir ajuda a um menino para despertar nos moradores a consciencia ambiental. O  texto é escrito em falas para teatro. 
Foi dessa leitura que tivemos a ideia de reescrever esse texto para preparar uma peça teatral para os colegas da escola.

Montamos um novo texto, confeccionamos os fantoches de material reciclado.



Para intervir em nossa comunidade, assim como propõe a história, resolvemos fazer escalas de limpeza do pátio da escola após os momentos de recreio. Todos os dias, uma dupla de alunos ia até o pátio da escola para recolher o lixo que os colegas teimavam em jogar no chão mesmo havendo muitas lixeiras espalhadas ali mesmo.
Dessa maneira nossa turma ia tentando concientizar os colegas de outras classes a cuidar do ambiente da escola.

Além disso, através de pesquisa descobrimos que a prefeitura da  cidade dispõe a coleta seletiva semanal em todos os bairros. Ligamos para a secretaria e agendamos o recolhimento em nossa  escola. assim, uma vez por semana as crianças traziam para a escola o lixo limpo de suas casas para enviar a coleta municipal. Faziamos a separação dos materiais em nossas aulas de ciencias. 


Desses materiais recolhemos a matéria prima para a confecção de artesanatos (utilidades, brinquedos e peças decorativas) e fizemos uma exposição de arte!







Após tantas pesquisas e o aprendizado das diferenças de lixões, aterro controlado e aterro sanitário as crianças queria saber qual desses funcionava em nossa cidade. Então fizemos uma visita ao aterro sanitário municipal. 


Para finalizar nossas atividades organizamos uma palestra sensibilizadora para as famílias sobre o tema. Mostramos vídeos, falamos de nossas experiencias, apresentamos a peça de teatro e expomos nosso artesanato. 



Cada família recebeu de presente uma lixeira confeccionada a partir de caixa de papelão e saco de lixo. Dela não tenho imagens porque esqueci de fotografar!






Nenhum comentário:

Postar um comentário