quarta-feira, 30 de maio de 2018

Autismo! Quando os alunos querem saber!

Olá! Olá! Meus queridos e queridas!

Aqui estou de volta, nesse espaço que amo de paixão! Venho com uma novidade, algo que desejava desenvolver desde o ano passado e só agora consegui pôr em prática.

No ano de 2017 ganhei um presente em forma de desafio: receberia, pela primeira vez, um aluno com necessidades especiais. Confesso que fiquei apreensiva, afinal seria uma nova experiência.

Aos poucos fui aprendendo sobre o "assunto tão em alta": AUTISMO!!!!

Convivendo com meu amado Moisés descobri que havia sido agraciada por Deus com a linda oportunidade de conhecer não só uma criança especial, mas também uma mulher maravilhosa, sua mãe.

Com Nice e Moisés aprendi de maneira maravilhosa e confortável sobre o universo do autismo e dois aos poucos foram instigando a mim e ao grupo de alunos a conhecer mais sobre o assunto. Surgiu então a ideia de pesquisar com as crianças sobre o tema e transformar em uma aula de ciências. Queria ter realizado esse trabalho ainda no ano de 2017 mas não foi possível.

Mas...agora em 2018!!!!

Tornei meu sonho realidade!

Conversei com a mãe de Moisés sobre a realização do pequeno projeto e ela achou excelente ideia sendo minha parceira. Primeiro ela conversou com Moisés sobre o assunto preparando o aluno para a vivência.

A ideia consistia em etapas:

*Realizar uma rede de conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto
*Assistir um vídeo explicativo sobre o tema (o link está abaixo)

 https://www.youtube.com/watch?v=jI0AaLMzmxs

*Organizar uma lista de sinais do autismo
*Fazer uma ilustração com colagem sobre o tema
*Elaborar um questionário/entrevista para nortear uma roda de conversa com a mãe de Moisés
*Mural das ilustrações

Relato da experiência com Moisés:

Ao iniciar o projeto com a rede de conhecimentos Moisés ele disse não saber o que é "autismo". Em seguida fomos para a biblioteca da escola para assistir o vídeo, nesse momento ele interrompeu com a seguinte fala:

-Eu sou isso! Eu faço essas coisas!

Ao lhe perguntar que "coisas" seriam essas Moisés explicou:

-Eu balanço o corpo, ou mãos. E as vezes gosto de girar as coisas. Eu gosto de ventiladores. Gosto de olhar eles girarem.

Continuamos assistindo o vídeo e retornamos para a sala. Ao propor que a turma fizesse uma lista coletica de sinais observados em portadores de autismo Moisés ajudou a turma a relembrar alguns citados no video.
Após o intervalo Moisés foi embora porque faz horário reduzido, nesse período elaboramos com as sugestões dos alunos uma lista de 15 perguntas para serem feitas à Nice. Através dela os alunos queriam saber com quantos anos Moisés foi diagnosticado com autismo e como foi e tem sido a experiência da família nesse aspecto.

Na segunda aula sobre o tema Moisés já havia conversado com Nice(a mãe) sobre o encontro anterior. Nesse dia os alunos, então, puderam participar de uma roda de conversa com Nice tendo o questionário elaborado por eles como ponta pé inicial. Esse momento foi muito produtivo e prazeiroso tendo a particpação de Moisés o tempo todo. Enquanto conversavam os alunos fizeram uma ilustração de uma criança autista para montar um mural. No final fizemos uma fotografia para registrar nossa experiência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário