segunda-feira, 18 de julho de 2011

Astronomia na Educação infantil

Titulo: 5, 4, 3, 2, 1....Fogo!!!! Entre estrelas e cometas uma viagem intergaláctica!

Duração: De 27/06 a 08/07

Justificativa: Nosso Sistema Solar é rico em mistérios, curiosidades e belezas. Ele é apenas um dos que existem em nossa galáxia e existem inúmeras galáxias, dando uma idéia de amplitude e magnitude. Até pouco tempo atrás acreditava-se que a terra era chata, que estava no centro do sistema e que o ser humano era o ser mais importante que existia. Essas idéias foram mudando ao longo dos tempos e muitas idéias ainda estão por mudar. A constante inquietude e a vontade de saber mais impulsiona ser humano a questionar e estudar o diferente. O pensamento infantil tem a “essência cientista” que busca constantemente respostas para suas dúvidas e curiosidades.

Objetivo geral: Assim, o presente projeto, em primeira instância, intenciona descobrir o conhecimento prévio dos alunos a cerca do tema. Em seguida apresentar-lhes algumas informações e instigando-os ao pensamento investigador, reflexivo e conclusivo sobre os estudos encaminhados.

Objetivos específicos:

Ao final do projeto o aluno deverá ser capaz de:

- Identificar as letras do nome dos planetas,

-Identificar algumas características dos planetas – permitindo reconhecer semelhanças e diferenças entre eles,

-Saber a quantidade de planetas do nosso Sistema Solar,

-Inventar planetas, seres etc.

-Observar o céu percebendo suas características em diferentes dias;

-Criar personagens,

-Confeccionar planetas (planetário),

-Desenvolver as habilidades de observar, comparar e classificar.





Segunda-feira

- Abertura do projeto Astronomia com brincadeira no pátio da escola. Os alunos foram convidados a deitar na grama de barriga para cima. Em seguida a professora pediu que os alunos observassem o céu e falassem sobre o que estavam vendo. A cor está o céu. As nuvens ... Em seguida sentamos em círculo para conversarmos sobre a observação. A partir da discussão a professora informou aos alunos o tema do novo projeto.

- Cada aluno recebeu a primeira página de um bloco de anotações que foi confeccionado ao longo da semana. Cada página trouxe a ilustração das características do céu em cada um dos primeiros 5 dias do projeto. O primeiro desenho foi realizado no pátio da escola com a utilização do lápis e canetinhas.

- Ao retornar para a sala de aula escrevemos no quadro uma lista de “coisas” que as crianças acreditavam que existia no céu. Sob o título: “Acredito que no céu exista:” Após a escrita coletiva no quadro os alunos a transcreveram para o caderno.

Terça-feira

- A professora fez questionamentos entre as diferenças entre o dia e a noite. E a partir dos comentários assistimos o vídeo “De onde vem a noite” (TV Cultura): http://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74. Em seguida estudamos sobre os movimentos de rotação e translação. Para o entendimento do assunto além do vídeo usamos uma lanterna e uma laranja para a explicação de rotação. Para o movimento de translação a professora brincou com os alunos. Dois deles participaram da explicação representado o sol e a terra. Com movimentos corporais representaremos os dois conceitos.

- Colagem de com papeis coloridos para a representação do céu deste dia para ser anexado ao bloco de observações.

Quarta-feira

- Observação do céu e registro em folha colorida com guache. A partir dos conhecimentos rotação e translação do da terra estudamos sobre os movimentos lunares e os conseqüentes eclipses. Para melhor o entendimento serão novamente utilizadas às estratégias do dia anterior. Porém, no lugar da laranja foram utilizadas duas bolas de isopor (lua e terra), o sol foi representado pela lanterna.

- Cada aluno pintou com guache três bolinhas de isopor (sol, lua e terra). Todas as bolinhas foram fixadas em um palito de churrasquinho e em uma base de massa de modelar.

Observação: Antes de colorir as bolinhas os alunos assistiram à peça teatral realizada pelo nível 4 a partir do livro “Flicts” de Ziraldo. Afim de ensinar-lhes sobre a cor da lua. Em seguida faremos misturas de tintas na tentativa de descobrir a cor da lua.

Quinta-feira

- Observação diária do céu e registro em folha colorida com cola colorida. Estudo sobre astronautas. Conversa informal com a turma sobre astronautas para coleta de informações sobre o assunto. Em seguida observamos o livro interativo “Astronauta por um dia” da editora Caramelo, para aprendemos sobre as particularidades desta profissão.

- Conversa sobre a visita na lua e conhecimento da identidade dos astronautas que estiveram lá. Apresentação em Power point. Em seguida confecção de um astronauta em papel laminado a partir da técnica de dobradura. A dobradura foi colada ao papel ofício onde os alunos fizeram a ilustração do espaço sideral. Ideia adaptada, retirada do endereço:

http://mariadobradura.blogspot.com/2010/08/origami-de-mobile-espacial.html

Sexta-feira

- Registro sobre a observação do céu com canetinha e giz de cera em folha de jornal. Observação de vídeo:Doki e os planetas (Cartoon Network).

http://www.youtube.com/watch?v=vPwbkcuwP5o&feature=related

- Montagem coletiva de painel do sistema solar. Em seguida cada aluno montará seu sistema solar em disco de vinil com cola colorida.

Segunda-feira

- História em Quadrinho conforme endereço:

http://www.monica.com.br/cookpage/cookpage.cgi?!pag=comics/tabloide/tab276

Em seguida conversamos sobre os corpos celestes ainda não conhecidos pela turma: Estrelas, Meteoro e Meteorito, Cometa e Asteróide, utilizando algumas pesquisas na internet.

http://gubf.net/2009/06/meteorito-de-450-mil-reais-em-goiania%E2%80%8F/

http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/meteorito-abre-cratera-de-20-m-de-diametro-na-letonia-20091026.html

- Brincamos de esconde-esconde na praça. A professora escondeu três estrelas de três cores diferentes. Para cada cor existia um trio de estrelas escondida no pátio. Os alunos foram divididos em duplas e tiveram a missão de encontrar as três estrelas de uma determinada cor.

-Cada aluno recebeu duas estrelas de papel párea escrever pedidos para a “mágica” estrela cadente. Os pedidos foram colocados em uma pequena caixinha enfeitada.

Terça-feira

Observação de vídeo:Doki e os planetas (Cartoon Network).

http://www.youtube.com/watch?v=vPwbkcuwP5o&feature=related

- Em seguida cada aluno montou seu sistema solar em disco de vinil com cola colorida.

Quarta-feira

- Retomando a aula passada conversamos sobre as principais características de cada planeta. Em seguida os alunos em uma folha A4 carimbaram os números de 1 à 10. Após escreveram o nome de todos os planetas do nosso sistema solar. Ao perceberem que havia sobrado um número para preencher os alunos foram encorajados a criar, o nome de um planeta e escrevê-lo no décimo espaço da folha.

- A partir da atividade anterior conversamos sobre o “novo planeta”. Pensamos sobre suas características e a partir disso cada aluno fez a ilustração do seu planeta.

-Atividade de passatempo conforme endereço: http://www.smartkids.com.br/passatempos/sistema-solar-enigma.html

Quinta-feira

- Hora do conto a partir do livro “O planeta Lilás” de Ziraldo.

- Pensamos sobre as características do bichinho do Planeta Lilás e em seguida cada aluno deverá desenhá-lo em sei caderno escolhendo um nome para ele. Após atividade com números móveis, consistiu em organizar os números de 1 a 10 em ordem decrescente tal qual a contagem regressiva citada na estória.

Sexta-feira

- Cine Pipoca: o Filme E.T. – O extraterrestre

-Conversa sobre Extraterrestres, sugestão de pesquisa para casa sobre o assunto. Conversa informal com a família.

Converse com um adulto de sua família sobre Extraterrestres. Pergunte a ele se acredita sobre a existência deles e conte para os colegas na segunda-feira.

Segunda-feira

- Brincadeira de recapitulação dos ensinamentos do projeto: Munido de lanterna o aluno deverá entrar em túnel escuro forrado de tecidos e TNT preto. O lado de fora o TNT estará enfeitado com diversas estrelas de papel laminado, simbolizando o espaço sideral. No lado de dentro haverá diversas imagens de corpos celestes e outras relacionadas ao tema. Abaixo de cada imagem haverá uma cartela contendo o nome da imagem e do lado de trás um breve texto explicativo. Ao passear pelo túnel intergaláctico o aluno deverá encontrar a imagem que sorteou da caixa espacial. Se houver retirado à palavra “ASTRONAUTA”, por exemplo, deverá encontrar a imagem de um astronauta e retirar a cartela que estiver abaixo desta. O aluno poderá levar a palavra sorteada ao túnel para auxílio. O aluno acumulará todas as palavras que buscou na viagem espacial

- Ao final da brincadeira sentaremos em roda ao chão e faremos a leitura das informações de cada cartela. Após os alunos colarão as palavras em folha ofício e abaixo de cada cartela farão um desenho que as represente.

Terça-feira

- Jogo coletivo de tabuleiro: “Nave espacial”

- Brincadeira de forca de duplas. Cada dupla deverá sortear da caixa espacial uma palavra e preparar no quadro negro o jogo da forca para os demais colegas. Repetiremos a atividade até que todas as duplas tenham sorteado pelo menos uma palavra ou enquanto houver o interesse do grupo. Após a revelação de cada palavra os alunos a transcreverão para o caderno.

Quarta-feira

- Montagem de acróstico em papel pardo a partir da palavra FOGUETE. Após transcrição para folha, conforme anexo.

- Imagem de foguete para colorir, recortar e montar, em papel colorido, quebra-cabeça de 4 partes.

Quinta-feira

- Hora do conto a partir do texto abaixo. Para a leitura os alunos serão convidados a deitar-se em colchonetes com olhos vendados ao som de música instrumental.

Texto no endereço: http://www.contos.poesias.nom.br/asnuvensdoceu/asnuvensdoceu.htm

- Desenho de paisagem onde as nuvens devem ter formas especiais, a exemplo da estória contada. Em seguida cada aluno receberá uma folha colorida com o desenho de uma borboleta para ser preenchida com algodão, simbolizando uma nuvem em forma de borboleta.

Sexta-feira

- Ao som das músicas: *O carimbador maluco (Raul Seixas); *Xixi nas estrelas (Guilherme Arantes); *Lindo balão azul (Gulherme Arantes na voz de Claudinho e Buchecha)

Recordamos os momentos mais significativos do projeto. Estavam a disposição para manuseio livre da turma: Os livros utilizados (Flicts, Planeta Lilás, Astronauta e Ciências para crianças), o jogo de tabuleiro (Nave espacial), caixa intergaláctica com palavras para brincadeira de forca, lanternas e caixa escura para brincadeira de luz e sombra,

-Brincadeira com massa de modelar: Faça um astronauta, foguete e uma estrela.


Segu













Livro interativo



Dobradura de astronauta

As estrelas procuradas na praça



Os planetários em disco de vinil


Escrevendo o planeta na ordem correta




Ilustração da estória "Planeta Lilás"


Cria um planeta, desenha-o e dá um nome pra ele.




Todo o material exposto no final da estória






Contagem regressiva


Todos os círculos utilizados para contar a estória estão colados em CD.




Aluno procurando a palavra sorteada com o auxílio da lanterna.


A caixa foi utilizada para fazer o sorteio do túnel espacial e para guardar os pedidos escritos em estrelas.



O dado t=utilizado no jogo da nave espacial é móvel. Os números são colados com velcro, assim o mesmo dado pode ser usado com outras imagens. Foram utilizadas 6 caixas de leite vazias para montá-lo.







3 comentários:

  1. MUITO BOM !!!ADOREI A IDÉIA DE TRABALHAR COM AS CRIANÇAS ESTE TEMA.

    ResponderExcluir
  2. MUIIIITO BOM! ADOREI A IDEIA TAMBÉM

    ResponderExcluir
  3. Eu e meu filho adoramos este tema, aqui fiz uma maquete do sistema solar reciclando...acho que complementa bem este projeto de vocês! Adorei aquele joguinho com mini foguete :)
    http://www.dicashomeschooling.com/2014/04/sistema-solar-construindo-maquete.html

    ResponderExcluir