terça-feira, 6 de setembro de 2011

Até as princesas soltam pum...li...me marrei...e contei!


Trabalhando com o tema contos de fada procurei inovar e levar até os alunos algumas novidades sobre o assunto. Desde muito pequenos nossos alunos ouvem as histórias clássicas. Por isso, pensei que fosse interessante que meus miudinhos tivessem acesso a outras versões dessas leituras para que pudessem pensar outras formas de interpretá-las e até mesmo criar outras tramas. Dentro dessa perspectiva utilizei o livro “Até as princesas soltam pum” que traz uma versão divertida para o motivo da fuga da princesa Cinderela. Na história é citada a existência do “Livro Secreto das Princesas” onde existe o capitulo “Problemas gastrointestinais e flautulências das princesas encantadas”.

Como material concreto dessa história confeccionei o livro secreto das fadas e o sapato mágico da Cinderela. Para dar início à aula avisei aos alunos que iria até a biblioteca pega rum livro sobre princesas para darmos continuidade aos estudos de nosso projeto. Fiz a leitura até a página onde o livro secreto das princesas é citado e meio a muito mistério fiz menção a existência de uma caixa esquisita que havia na biblioteca. Esta estava junto ao livro e por isso poderia ter alguma relação com o misterioso livro. Fomos até a biblioteca e ao abrir a caixa encontramos uma carta. A carta trazia a seguinte mensagem:

“Procura-se a dona deste sapato...

Em uma noite estrelada, próximo a meia noite,

A moça saiu correndo repentinamente

Pouco antes do ocorrido

Ela dançava com o príncipe.

Testemunhas afirmam que a fugitiva

Foi vista com o livro secreto das

Princesas. O qual contém

toda a revelação desta misteriosa história”

Após ler a carta e observar o material, de acordo com o conhecimento prévio da história da Cinderela os alunos pensaram em estratégias para descobrir quem era a dona do sapato e qual era o mistério escondido. Saímos pela escola experimentando o sapato em todas as meninas e mulheres. Este serviu somente em uma professora, esta confessou que calçava o mesmo número que a princesa Cinderela. E revelou que todas as mulheres que calçam esse número sabem da existência do Livro secreto das princesas e o ritual a ser executado para encontrá-lo.


O ritual:

Os alunos deveriam voltar para a sala de aula em organizar-se em círculo. Deveriam passar de mão em mão um balão (este balão foi entregue pela professora já cheio retirado de dentro do seu armário) repetindo, sete vezes, as palavras mágicas: Secretium, secretium, libereis o fedoreleis, libereis o fedoreleis”. Em seguida o balão deveria ser estourado para que de dentro dele fosse liberada as dicas para encontrar o livro.


As dicas:


Após executar o ritual secreto partimos em busca do livro de acordo com as dicas citadas no papel que saiu de dentro do balão.


Ao encontrar o livro:

Fizemos a leitura e observação do livro em meio a muitas risadas. Além do capítulo citado no livro “Até as princesas soltam pum” criei outro dois capítulos para ser escrito e ilustrado pelos alunos. Voltamos para sala e completamos o livro juntos. Foi uma experiência inesquecível. As crianças adoraram a leitura.








O sapato da Cinderela foi pintado com tinta spray na cor prata e enfeitado com miçangas. A caixa também foi pintada com a mesma tinta.




O primeiro e terceiro capítulo foi criado por mim para construção e liustração dos alunos. O livro secreto das princesas é citado na história original e foi confeccionado com papel canson bege, giz de cera e canetinhas. As páginas foram coladas em um caderno capa dura sem espiral.




Ilustração do capítulo retirado do livro original




Texto coletivo e ilustração de acordo com o capítulo "Fobias e apavorantes sensações das princesas"

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