A semana da criança está próxima, por isso resolvemos deixar aqui algumas dicas de atividades divertidas para este período. Todas as sugestões foram desenvolvidas com uma de minhas turminhas. Utilizei cinco canções infantis para planejar as atividades. Ao final da semana cada aluno recebeu um livrinho com a letra de cada uma delas. Neste mesmo livro havia uma imagem relacionada a cada aula para colorir. Assim montamos um kit de doces e livrinho e giz de cera para cada aluno. Cada professora pensou um planejamento semanal a partir de brincadeiras. Dessa forma todos as turmas, após realizar as atividades pedagógicas na sala de aula iam para o pátio a fim de socializar atividades. Confira o meu planejamento:

*Primeiro dia:
Música:
Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, bota, deixa ficar
Guerreiros com guerreiros
Fazem zigue, zigue zá
Após cantar a música propor aos alunos a brincadeira rítmica. Organizar alguns círculos no chão, riscados com giz, um para cada aluno. Pode ser utilizado também um bambolê no lugar do círculo. Enquanto cantam a música os alunos devem trocar de lugar em sentido horário e na parte do “zigue, zigue zá” ir e voltar ao centro do grande círculo formado pelos bambolês.
Depois de brincar perguntar aos alunos o significado da palavra “caxangá”. Após ouvir as hipóteses passar uma caixa fechada com a peça de vestuário para que seja manipulada antes de ser aberta. (sacudir, sentir o peso, escutar o barulho que sai dela....)
Em seguida explicar ao grupo que o caxangá é uma peça do vestuário de um marinheiro. E a partir de um diálogo com os alunos montar uma lista de características deste profissional. O cartaz deverá ter o fundo pintando de guache azul representando o mar e em torno deste colar dobraduras de barquinho de papel.
*Segundo dia:
Música:
O trem maluco
Quando sai de Pernambuco
Vai fazendo chi chic
Até chegar no Ceará
Rebola pai, rebola, mãe, rebola filha
Eu também sou da família
Também quero viajar
Um pouquinho de Coca-cola um pouquinho de guaraná
Enquanto cantam a música os alunos brincam de roda, concomitantemente dois colegas no centro do círculo montam uma simples coreografia. As duplas serão alternadas conforme o interesse das crianças. De olho na letra da canção, estudo sobre a localização de Pernambuco , Ceará e Rio Grande do Sul (no caso é o nosso estado, se você estiver fora do Rio Grande do Sul substitua de acordo com a sua localidade) no mapa do Brasil. Em seguida a turma deve ser dividida em grupos para a ilustração em papel a metro do mapa do Brasil com a localização dos três estados .
Após cada aluno receberá o desenho de um trem e em cada vagão deverá colar o rosto de uma pessoa recortada de revistas.
Sugestão de imagem retirada deste blog
*Terceiro dia:
Música:
Pula macaco
Não sei pular
Pega no chicote
Que eu vou te ensinar
Pulei a roseira
Quebrei um galho
Maria me segura
Senão eu caio
Ensinar a canção para a turma e preparar uma caixa com cartelas com o nome dos alunos propondo que no lugar de “Maria” seja citado um dos nomes sorteados. Se a turminha ainda não reconhecer a escrita das palavras podem ser utilizadas fotografias ou desenho de auto retrato..
Sugere-se, em seguida a brincadeira de pular corda no pátio e a contagem de pontos de cada aluno ou de meninos e meninas, com registro em placar com algarismos números ou símbolos representativos das quantidades.
*Quarto dia:
Música:
Atenção
Concentração
Vai começar o tchá, tchá, tchá
Da Vanderléia e do Vanderlei
A moça caiu
O moço viu
A calcinha dela
Verde e amarela
Quem se mexer
Imita ela
De olho na letra: Porque a moça caiu? Onde estava? O moço a conhecia? Porque a calcinha era verde e amarela? Após a discussão propor a criação de uma história coletiva e posteriormente a montagem em caderno de desenho ou folha avulsa da palavra MOÇA a partir de recortes de revista ou jornal.
*Quinto dia:
Música:
Não atire o pau no gato-to-to
Porque isso-so-so
Não se faz- faz – faz
O gatinho- nho – nho
É nosso amigo –go –go
Não devemos
Não devemos maltratar os animais
Brincar de roda após a confecção de máscaras de gatos e gatas. Enquanto brincam as crianças usam as máscaras. Após problematizar questões matemáticas, tais como: Quantos gatinhos temos na sala? E quantas gatinhas? Se juntarmos gatinhos e gatinhas, quantos teremos? Entre outras criadas de acordo com o grupo e situação.
Sugestão de molde para máscara:
http://www.fichasedesenhos.com/mscaras-para-o-carnaval.html
Espero que as ideias sejam úteis. O importante é que você não apenas copie o planejamento mas que pense atividades a partir dessas ideias que estejam de acordo com os saberes e fazeres de suas crianças.
Grande e carinho abraço
Fernanda Costa
Adorei as brincadeiras, vou fazer com minha turminha!!!
ResponderExcluir