terça-feira, 20 de setembro de 2011

Atividades para a semana da criança





A semana da criança está próxima, por isso resolvemos deixar aqui algumas dicas de atividades divertidas para este período. Todas as sugestões foram desenvolvidas com uma de minhas turminhas. Utilizei cinco canções infantis para planejar as atividades. Ao final da semana cada aluno recebeu um livrinho com a letra de cada uma delas. Neste mesmo livro havia uma imagem relacionada a cada aula para colorir. Assim montamos um kit de doces e livrinho e giz de cera para cada aluno. Cada professora pensou um planejamento semanal a partir de brincadeiras. Dessa forma todos as turmas, após realizar as atividades pedagógicas na sala de aula iam para o pátio a fim de socializar atividades. Confira o meu planejamento:




*Primeiro dia:

Música:


Escravos de Jó

Jogavam caxangá

Tira, bota, deixa ficar

Guerreiros com guerreiros

Fazem zigue, zigue zá

Após cantar a música propor aos alunos a brincadeira rítmica. Organizar alguns círculos no chão, riscados com giz, um para cada aluno. Pode ser utilizado também um bambolê no lugar do círculo. Enquanto cantam a música os alunos devem trocar de lugar em sentido horário e na parte do “zigue, zigue zá” ir e voltar ao centro do grande círculo formado pelos bambolês.

Depois de brincar perguntar aos alunos o significado da palavra “caxangá”. Após ouvir as hipóteses passar uma caixa fechada com a peça de vestuário para que seja manipulada antes de ser aberta. (sacudir, sentir o peso, escutar o barulho que sai dela....)

Em seguida explicar ao grupo que o caxangá é uma peça do vestuário de um marinheiro. E a partir de um diálogo com os alunos montar uma lista de características deste profissional. O cartaz deverá ter o fundo pintando de guache azul representando o mar e em torno deste colar dobraduras de barquinho de papel.


*Segundo dia:

Música:


O trem maluco

Quando sai de Pernambuco

Vai fazendo chi chic

Até chegar no Ceará

Rebola pai, rebola, mãe, rebola filha

Eu também sou da família

Também quero viajar

Um pouquinho de Coca-cola um pouquinho de guaraná

Enquanto cantam a música os alunos brincam de roda, concomitantemente dois colegas no centro do círculo montam uma simples coreografia. As duplas serão alternadas conforme o interesse das crianças. De olho na letra da canção, estudo sobre a localização de Pernambuco , Ceará e Rio Grande do Sul (no caso é o nosso estado, se você estiver fora do Rio Grande do Sul substitua de acordo com a sua localidade) no mapa do Brasil. Em seguida a turma deve ser dividida em grupos para a ilustração em papel a metro do mapa do Brasil com a localização dos três estados .

Após cada aluno receberá o desenho de um trem e em cada vagão deverá colar o rosto de uma pessoa recortada de revistas.

Sugestão de imagem retirada deste blog

http://vaniacarlap.blogspot.com/2009/04/desenhos-para-colorir.html


*Terceiro dia:

Música:

Pula macaco

Não sei pular

Pega no chicote

Que eu vou te ensinar

Pulei a roseira

Quebrei um galho

Maria me segura

Senão eu caio

Ensinar a canção para a turma e preparar uma caixa com cartelas com o nome dos alunos propondo que no lugar de “Maria” seja citado um dos nomes sorteados. Se a turminha ainda não reconhecer a escrita das palavras podem ser utilizadas fotografias ou desenho de auto retrato..

Sugere-se, em seguida a brincadeira de pular corda no pátio e a contagem de pontos de cada aluno ou de meninos e meninas, com registro em placar com algarismos números ou símbolos representativos das quantidades.

*Quarto dia:

Música:

Atenção

Concentração

Vai começar o tchá, tchá, tchá

Da Vanderléia e do Vanderlei

A moça caiu

O moço viu

A calcinha dela

Verde e amarela

Quem se mexer

Imita ela

De olho na letra: Porque a moça caiu? Onde estava? O moço a conhecia? Porque a calcinha era verde e amarela? Após a discussão propor a criação de uma história coletiva e posteriormente a montagem em caderno de desenho ou folha avulsa da palavra MOÇA a partir de recortes de revista ou jornal.

*Quinto dia:

Música:

Não atire o pau no gato-to-to

Porque isso-so-so

Não se faz- faz – faz

O gatinho- nho – nho

É nosso amigo –go –go

Não devemos

Não devemos maltratar os animais

Brincar de roda após a confecção de máscaras de gatos e gatas. Enquanto brincam as crianças usam as máscaras. Após problematizar questões matemáticas, tais como: Quantos gatinhos temos na sala? E quantas gatinhas? Se juntarmos gatinhos e gatinhas, quantos teremos? Entre outras criadas de acordo com o grupo e situação.

Sugestão de molde para máscara:

http://www.fichasedesenhos.com/mscaras-para-o-carnaval.html

Espero que as ideias sejam úteis. O importante é que você não apenas copie o planejamento mas que pense atividades a partir dessas ideias que estejam de acordo com os saberes e fazeres de suas crianças.

Grande e carinho abraço

Fernanda Costa

Um comentário:

  1. Adorei as brincadeiras, vou fazer com minha turminha!!!

    ResponderExcluir