sexta-feira, 21 de abril de 2017

Estudos Sociais (Etnias - A construção cultural do Brasil através dos ritmos/Frevo) para turmas do 3° ano.

Gente amada!

Todos os anos precisamos desenvolver atividades relacionadas às diferentes etnias representadas ao longo da história do nosso país. Confesso que me incomodo um pouco com a falta de inovação nos trabalhos que pesquiso sobre o assunto. E já estava cansada das produções que vinha desenvolvendo nos últimos tempos. Então dessa vez optei por montar um portfólio reciclado a partir de uma agenda escolar usada. Este trabalho ainda está em construção e pretendo compartilhar aqui com vcs as novidades.

Para iniciar o tema apresentei aos alunos um pequeno vídeo sobre imigração. (Fico devendo o link)

Em seguida comecei a contar a história do Brasil de maneira bem pontual. Para facilitar o entendimento dos alunos confeccionei um grande cartaz com o mapa do Brasil já dividido em regiões para objetivos futuros.

A medida que ia contando a história ia colando no mapa personagens. O primeiro habitante do território, claro, foi o indígena.


Em seguida falei da chegada das 13 caravelas que trouxeram os portugueses. Após comecei a falar dos imigrantes que chegaram ao Brasil vindos de vários lugares do mundo. Para cada país confeccionei um bonequinho. Dessa forma o mapa ficou completamente preenchido pela diversidade do povo brasileiro...simbolizando as misturas de raças.

Ao compreenderem sobre a imigração os alunos foram percebendo que nosso país foi sendo, ao longos dos anos, constituído por uma vasta variedade de costumes, tendo, portanto, uma cultura riquíssima.
Assim, um dos primeiros aspectos culturais que estudamos foi a influência de cada país nos costumes culinários das nossas regiões. Para esta atividade dividi a turma em grupos (Culinária Africana, Culinária Indígena, Culinária Portuguesa, Culinária Alemã e Italiana). Para a construção dos cartazes de cada grupo entreguei alguns envelopes, dentro de cada um havia letras embaralhadas. Os alunos foram desafiados a montar palavras relacionados aos alimentos prediletos de cada povo, assunto que já havíamos pesquisado em livros e internet. Quando já haviam montado as palavras, eles mesmos fizeram ilustrações para compor os cartazes. 
Para tornar a aula ainda mais interessante combinei de véspera com os pais que cada criança trouxesse um alimento para compor nossa mesa de guloseimas. Confira algumas imagens!














Nenhum comentário:

Postar um comentário