sexta-feira, 21 de abril de 2017

Estudos Sociais (Etnias - A construção cultural do Brasil através dos ritmos/Frevo) para turmas do 3° ano.

Gente amada!

Todos os anos precisamos desenvolver atividades relacionadas às diferentes etnias representadas ao longo da história do nosso país. Confesso que me incomodo um pouco com a falta de inovação nos trabalhos que pesquiso sobre o assunto. E já estava cansada das produções que vinha desenvolvendo nos últimos tempos. Então dessa vez optei por montar um portfólio reciclado a partir de uma agenda escolar usada. Este trabalho ainda está em construção e pretendo compartilhar aqui com vcs as novidades.

Para iniciar o tema apresentei aos alunos um pequeno vídeo sobre imigração. (Fico devendo o link)

Em seguida comecei a contar a história do Brasil de maneira bem pontual. Para facilitar o entendimento dos alunos confeccionei um grande cartaz com o mapa do Brasil já dividido em regiões para objetivos futuros.

A medida que ia contando a história ia colando no mapa personagens. O primeiro habitante do território, claro, foi o indígena.


Em seguida falei da chegada das 13 caravelas que trouxeram os portugueses. Após comecei a falar dos imigrantes que chegaram ao Brasil vindos de vários lugares do mundo. Para cada país confeccionei im bonequinho. Dessa forma o mapa ficou competamente preenchido pela diversidade do povo brasileiro...simbolizando as misturas de raças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário