sexta-feira, 21 de abril de 2017

Estudos Sociais (Etnias - A construção cultural do Brasil através dos ritmos/Frevo) para turmas do 3° ano.

Gente amada!

Todos os anos precisamos desenvolver atividades relacionadas às diferentes etnias representadas ao longo da história do nosso país. Confesso que me incomodo um pouco com a falta de inovação nos trabalhos que pesquiso sobre o assunto. E já estava cansada das produções que vinha desenvolvendo nos últimos tempos. Então dessa vez optei por montar um portfólio reciclado a partir de uma agenda escolar usada. Este trabalho ainda está em construção e pretendo compartilhar aqui com vcs as novidades.

Para iniciar o tema apresentei aos alunos um pequeno vídeo sobre imigração. (Fico devendo o link)

Em seguida comecei a contar a história do Brasil de maneira bem pontual. Para facilitar o entendimento dos alunos confeccionei um grande cartaz com o mapa do Brasil já dividido em regiões para objetivos futuros.

A medida que ia contando a história ia colando no mapa personagens. O primeiro habitante do território, claro, foi o indígena.


Em seguida falei da chegada das 13 caravelas que trouxeram os portugueses. Após comecei a falar dos imigrantes que chegaram ao Brasil vindos de vários lugares do mundo. Para cada país confeccionei um bonequinho. Dessa forma o mapa ficou completamente preenchido pela diversidade do povo brasileiro...simbolizando as misturas de raças.

Ao compreenderem sobre a imigração os alunos foram percebendo que nosso país foi sendo, ao longos dos anos, constituído por uma vasta variedade de costumes, tendo, portanto, uma cultura riquíssima.
Assim, um dos primeiros aspectos culturais que estudamos foi a influência de cada país nos costumes culinários das nossas regiões. Para esta atividade dividi a turma em grupos (Culinária Africana, Culinária Indígena, Culinária Portuguesa, Culinária Alemã e Italiana). Para a construção dos cartazes de cada grupo entreguei alguns envelopes, dentro de cada um havia letras embaralhadas. Os alunos foram desafiados a montar palavras relacionados aos alimentos prediletos de cada povo, assunto que já havíamos pesquisado em livros e internet. Quando já haviam montado as palavras, eles mesmos fizeram ilustrações para compor os cartazes. 
Para tornar a aula ainda mais interessante combinei de véspera com os pais que cada criança trouxesse um alimento para compor nossa mesa de guloseimas. Confira algumas imagens!











A seguir algumas imagens da confecção do portfólio com as ilustrações das etapas da história do Brasil.  A primeira ilustração mostrava o mapa do Brasil com os primeiros habitantes (indígenas) além de muitas árvores de Pau-Brasil.




Na segunda etapa apareceu a chegada das caravelas portuguesas trazendo uns dos primeiros imigrantes para o Brasil.





Então chegou o momento de ilustrar o início da colonização. As primeiras residências portuguesas.



E, por fim, registramos  através de desenhos a imigração de outros povos, fato que contribuiu para a diversidade cultural de nosso país.




Dessa forma os alunos haviam registrado como havia se dado os primeiros anos de história do Brasil. Perceberam que nosso país tem muitas raças e costumes diferentes devido as imigrações. Para chegar ao meu assunto principal (FREVO)...eu precisava compartimentar o mapa. Por isso, falei brevemente sobre as 5 regiões brasileiras e também fizemos uma ilustração e em seguida um pequeno exercício. 



Desta forma nos aproximamos dos estudos sobre danças folclóricas de cada região. Espalhei vários envelopes coloridos pela sala e dividi a turma me trios. Cada trio escolheu um envelope e descobriu que dentro dele havia um cartão que falava sobre uma dança de uma determinada região. todos fizeram leitura em voz alta para o grande grupo deste material. Percebendo, assim,  as diferentes vestimentas, instrumentos musicais e ritmos que eram utilizados em cada modalidade. 
Depois colamos os cartões em nosso grande mapa do Brasil de acordo com suas respectivas regiões. Abaixo você pode conferir a imagem de alguns cartões.






Finalmente as crianças puderam entender da onde surgiu o Frevo! Mas para ficar ainda mais claro...descobri o conteúdo muito interessante  de um livro didático que traz textos curtos e fáceis de trabalhar. Além de falar sobre a origem do Frevo ainda mostra como são as roupas, os passos e os instrumentos utilizados.





A partir das informações do livro construímos uma mandala e colamos em nosso portfólio.


O livro traz um CD com várias músicas folclóricas e dele ouvimos e estudamos a letra da canção "Banho de Cheiro" de Elba Ramalho. Então anexamos a música em nosso álbum!




Nenhum comentário:

Postar um comentário