terça-feira, 19 de setembro de 2017

Boi Bumbá - Um jeito diferente de comemorar as datas juninas!

Olá! Olá! Olá!

Voltando com tudo...Novas postagens! Novas experiências! Doidinha pra compartilhar com vocês o que tenho feito com minhas turmas.

Então! No mês de junho é comum as escolas organizarem festas juninas para comemorar os dias de São João e São Pedro (ainda mais que este último é padroeiro da nossa cidade). Não gosto muito de datas comemorativas e tenho grande dificuldade em planejar com interesse as atividades desse cunho. Mas não tem como fugir ...preciso participar...e mesmo que eu não goste ...as crianças gostam.
Assim fui pesquisar um pouco mais sobre o assunto para evitar fazer novamente uma "dancinha caipira" com uma das músicas já tão conhecidas pela comunidade escolar. Ao fazer algumas leituras percebi que a  festividades juninas não fazerem parte originalmente da região sul e que o que fazemos aqui são apresentações alusivas as grandes quermesses realizadas no nordeste.
Mas e o norte??? Nesta região acontece uma das maiores e mais lindas apresentações artísticas do nosso país. A festa de Parintins, o famoso Boi Bumbá! Minha grande oportunidade de realizar algo diferente. Fiquei muito entusiasmada e lancei a ideia para minhas turmas (atualmente sou regente de uma turma de terceiro ano e outra de quarto). Eles compraram a ideia e montaram comigo uma divertida apresentação.
A turma do quarto ano representou o Boi Caprichoso enquanto o terceiro ano representou o Boi Garantido. Fizemos sorteio para escolher os atores principais da história (Francisco, Esposa de Francisco, Peão, Fazendeiro, Pajé, Boi) e os alunos restantes fizeram papel de índios das duas tribos.
Antes de iniciar os ensaios da dança contei a história pra turma e fizemos vários registros sobre o tema. Um deles foi a fazenda de boizinhos de batata, um dos trabalhos mais apreciados pelas crianças.Mas ainda tivemos a confecção dos Bois de caixa de papelão e os cocares dos índios, tudo produzido com a participação dos alunos. Confira algumas imagens desse projeto!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário