terça-feira, 19 de setembro de 2017

HISTÓRIA DO CHURRASCO - Semana Farroupilha!

Sabe quando se trabalha em uma escola "mara" com uma equipe 10!? Então, na Escola Dr. Rui Poester Peixoto, aqui em Rio Grande é assim! Estávamos nos aproximando do 20 de setembro e procurando ideias divertidas e interessantes para comemorar essa data com os alunos. Surgiu o pensamento de montarmos salas temáticas com diferentes oficinas alusivas ao gaúcho. Assim, cada professor escolheu um assunto dentro deste tema e desenvolveram atividades com seus alunos para receberem  visitas das demais turmas. Tivemos oficinas de: Chimarrão, Nó no lenço, Carreteiro de charque, Hino Riograndense, Dança do pezinho, Brincadeiras   gaúchas e a nossa "Churrasco"!
Além das oficinas tivemos a visita de dois gaiteiros, o asteamento da bandeira do estado e a degustação de espetinhos de carne de porco.

Para minha oficina desenvolvi nas minhas turmas (de terceiro e quarto ano) uma pesquisa sobre o churrasco gaúcho. E a partir das pesquisas preparamos:

*Um cartaz com a linha do tempo da história do churrasco (imagens dos homens das cavernas assando carne, imagens dos Padres Jesuítas ensinando os índios assar carne, imagens de tropeiros na época das charqueadas assando costela em fogo de chão e imagens de familiares dos alunos fazendo churrasco)

*Mesa com ítens necessários para o churrasco (carne, sal grosso, lenha/carvão, fósforo, espeto)

*Cartaz sobre os problemas ambientais ocasionados pelo uso do carvão na produção de churrasco e os abusos contra os trabalhadores das carvoarias

*Maquetes de diferentes maneiras de assar carne (Churrasco Humano (canibalismo), Fogo de Chão e Churrasco Enterrado)

*Desenhos do mapa do RS em papel a metro e giz de cera, trabalhando as cores da bandeira

*Mapa do Boi ( com as partes retiradas do corpo do boi para a preparação do churrasco)

*Mesa com doces para visitantes.









Nossas pesquisas se deram a partir dos vídeos disponíveis no you tube:

*A origem do churrasco por André Lima

*O verdadeiro churrasco campeiro (TV Record)

*Kika, De onde vem o fósforo? (episódio 10)

*Kika, De onde vem o sal? (episódio 17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário