sexta-feira, 1 de junho de 2018

Educação Ambiental (Sustentabilidade-exemplos de saberes a novas gerações)

Aqui está um tema que amo trabalhar! 

Educação ambiental e as questões do descarte correto de resíduos sólidos. Creio que este é um tema tão importante de ser trabalhado que aproveitei a oportunidade de estar ano como Coordenadora Pedagógica na E. M. E. F. Dr. Rui Poester Peixoto em Rio Grande para desenvolver o projeto denominado "Sustentabilidade- Exemplos de saberes a novas gerações" em turmas de 1º à 4º ano.

Para realizar essa atividade temos como parceiro  o Sr. Alexandre Vignoli de Castro responsável pela ONG Laguna Sul.


O projeto apresenta diferentes intervenções para cada nível de aprendizado:


*|As turmas de 1º ano aprenderam sobre a diferença entre recicláveis( lixo limpo) e não recicláveis (lixo orgânico) e a importância da separação desses materiais. Para ilustrar a conversa realizada com as duas turminhas utilizamos o desenho animado com os personagens Charlie e Lola de título "Cuidando o planeta". 
O vídeo fala da importância desse tema e a partir dele as crianças foram incentivadas a trazer para a escola o maior número possível de garrafas pet para reciclagem. A cada garrafa entregue o aluno receberia "uma figurinha" de folha de árvore para colar em nosso painel educativo. Quando preenchessem o mural com 100 figurinhas ganhariam de presente uma muda de árvore para ser plantada na escola. As garrafas pet foram encaminhadas à reciclagem e revertida em verba para a escola enquanto as tampinhas foram selecionadas e organizadas por cores para futura intervenção com as turmas de 3º ano.









*As turmas de 2º ano aprenderam sobre a importância das árvores para a natureza (como abrigo para animais, produtora de sombra, auxiliar no oxigênio e na produção de chuva). Para esta conversa utilizamos o vídeo: "Eu sou água- a máquina de água". Surgiram muitas dúvidas sobre o tema e a conversa rendeu muito. Nesse dia as crianças montaram uma cartilha oferecida pela ONG Laguna Sul com as pricnipais partes das plantas e suas funções. Além disso, as turminas de 1º ano receberam 3 mudas de árvores frutíferas (dado o sucesso de arrecadação de recicláveis). Assim, juntos alunos dos 1ºs anos e 2ºs anos participaram do momento do plantio e fizeram uma ótima interação.
As mudas são de café e pitanga, e a alegria das crianças em participar do plantio e da irrigação (por escala) é visível nas imagens!








*Como este projeto ainda está em andamento as atividades citadas a seguir são planajamentos futuros. Para as turmas de 3º anos intencionamos ensinar sobre a importância da reciclagem e o reaproveitamento de resíduos sólidos. Para esse encontro usaremos o vídeo da Turma da Mônica "Um plano para salvar o planeta". 
A partir das imagens falaremos sobre o tema e faremos uma oficina de reciclagem com a confecção de bonecos utilizando garrafas pet e outros tipos além de tampinhas, inspirados no já criado "Tampinha Rex" que você confere nas imagens. 






EM BREVE ADICIONAREI AQUI AS IMAGENS DA OFICINA DOS TERCEIROS ANOS


*Para a turma do 4º ano falaremos sobre os 3Rs (Reciclar, Reduzir, Reutilizar) e para iniciar a conversa usaremos o mesmo vídeo da Turma da Mônica utilizados com os 3ºs anos. Porém, com este grupo aprofundaremos o assunto e focaremos no descarte consciente dos resíduos sólidos para protegermos nossas espécies que vivem em rios, mares, lagoas e que estão  ameaçadas de extinção por causa da poluição. 

Para ilucidar melhor o tema usaremos ainda o vídeo de uma reportagem com o título "Lixo de vários países chega ao litoral do RS e polui praias".

A partir das conversas travadas em sala de aula sobre o tema será montado com a turma um texto para teatro concientizador. Os personagens serão todos marinhos e trarão um alerta a comunidade sobre o assunto. 


*Para encerramento do projeto na Semana do Meio Ambiente no mês de junho faremos um chamamento à comunidade para prestigiar a mostra de trabalhos e saberes realizada pelos alunos do 1º ao 4º dentro deste projeto. 

Fiquem ligados nas novidades em breve adicionarei tudo que desenvolvemos!









Nenhum comentário:

Postar um comentário