segunda-feira, 4 de junho de 2018

Indicação de leitura: O voo da Asa Branca

Sou apaixonada por livros de Literatura Infantil e minha dica de hoje é uma obra de Rogério Soud. Este livro é baseado na canção de "Asa Branca" de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Trata-se de uma das sugestões das caixas do PNAIC (Pacto) curso de aperfeiçoamento e formação de professores oferecido pelo governo federal para alfabetizadores dos 1º aos 3º anos. 



Eu o utilizei para realizar uma atividade na minha turma de 4º ano em comemoração ao Dia do Livro Infantil. Para iniciar a intervenção mostrei calmamente aos alunos as páginas enquanto conversávamos a respeito das ilustrações. Observamos a aparência dos personagens e de tudo que compunha a paisagem. 

Em seguida observamos novamente cada imagem, desta vez ao som da música "Asa Branca". A partir dessa prática fizemos uma análise da obra de Rogério Soud sob a ótica da canção.

Só então, tivemos uma conversa interpretativa sobre as adversidades e emoções enfrentadas pelos personagens da história e todos os moradores do nordeste enquanto vivenciam a seca. Falamos da necessidade de imigração dos nordestinos para outros brasileiros em busca de trabalho para sustento de suas famílias.

Após os alunos receberam a letra da canção impressa para leitura enquanto ouviam a música. 

Para encerrar as atividades relacionadas ao livro propus que utilizando lápis de cor ou giz de cera as crianças fizessem ao fundo da canção ilustrações sobre o tema. Confira alguns resultados!




Nenhum comentário:

Postar um comentário