Tema: Luz e sombra
Período: uma semana
Turma: Jardim III (de 5 a 6 anos)
Justificativa: “As crianças exploram o espaço ao seu redor e, progressivamente, por meio da percepção e da maior coordenação de movimentos, descobrem profundidades, analisam objetos, formas, dimensões, organizam mentalmente seus deslocamentos. Aos poucos, também antecipam seus deslocamentos, podendo representá-los por meio de desenhos, estabelecendo relações de contorno e vizinhança. Uma rica experiência nesse campo possibilita a construção de sistemas de referências mentais mais amplos que permitem às crianças estreitarem a relação entre o observado e o representado.”
Objetivos Gerais: Por meio deste projeto almeja-se desenvolveu-se nos discentes a capacidade de observação de diferentes iluminações e sombras proporcionadas pela jogo de localização dos objetos e corpos num dado ambiente.
Planejamento
Segunda-feira
– Observação da imagem de várias crianças brincando com a luz do sol e a sombra de seus corpos. Comentários.
– Ida ao pátio pata observação das sombras dos objetos, plantas e colegas. Brincadeira de “Caça à sombra”. ( Os alunos deverão encontrar a sombra citada pela professora. Ex: Sombra da árvore, do escorrega, do colega “Tal”, etc...)
- Leitura do texto “O que é, o que é?”
– Respondendo oralmente as Adivinhações:
O que é , o que é, é pra andar mas não anda? Rua
O que é , o que é, é surdo mas conta tudo? Livro
O que é , o que é, é cai em pé e corre deitada? Chuva
O que é , o que é, tem coroa mas não é rei. Tem escamas mas não é peixe? Abacaxi
–Desenho das respostas das adivinhações ora respondidas. Devendo organizá-las na ordem em que as perguntas foram feitas. Rua, livro, chuva e abacaxi, exercitando a memória.
Terça-feira
–Atividade: Relação de imagem e sombra (silhueta) de objeto, animal ou pessoa.
–Distribuição de envelopes com diversas silhuetas de diversos objetos, representando as sombras deles, e o respectivo desenho para associação. Assim, para o desenho de uma flor, haverá também no envelope a silhueta da mesma imagem.
– Cada aluno recebeu um pequeno envelope, dentro dele estavam quatro “sombras”, mas não os desenhos que os representavam. Dessa forma, os discentes tiveram que perceber que objeto tal sombra representava. Todos os envelopes tinham as mesmas sombras. Após terem percebido as formas os alunos escreverão, segundo suas hipóteses, as palavras que os denominavam. Nessa atividade esperava-se que o aluno representasse através de letras ou símbolos a percepção que tem de cada palavra
– Os alunos colaram as “sombras” ao lado de cada “palavra” escrita por eles, de acordo com a denominação de cada uma.
– A professora escreveu com a participação dos alunos, no quadro, as palavras da maneira correta, a fim de que percebessem os possíveis enganos. Em seguida, escreveram abaixo das palavras ora escritas espontaneamente as palavras corretas.
Quarta-feira
– Teatro de sombras com silhuetas dos personagens. Foi contada a história da Cinderela de maneira diferenciada, improvisada e divertida.
– Os alunos confeccionaram as sombras dos mesmos personagens a partir de desenhos em cartolina. Em seguida contaram a história utilizando uma lanterna e um tecido branco.
Quinta-feira
–Projeção de desenhos com celofane e lanterna. Os desenhos foram feitos com caneta de projetor. Ao final da demonstração os alunos fizeram os próprios desenhos no celofane e experimentaram a atividade.
– Os alunos levantaram hipóteses para a explicação do fenômeno ora apresentado, dando sugestões de variações desta, pensando que outros materiais poderiam ser utilizados para a passagem da luz, experimentando, na medida do possível, as hipóteses.
– Montagem da palavra sombra com alfabeto móvel imantado. Desafio: montar outras palavras iniciadas pela letra S.(serão trabalhadas, no mínimo duas palavras e no máximo quatro)
– Atividade: Encontre no jornal três palavras que tenham a letra no início e três com a letra s no final. Em seguida cole no diário de bordo.
Sexta-feira
– À sombra de uma árvore: foram realizadas diversas atividades.
*Joguinhos: memória e tampinhas do tapete alfabético (os alunos deverão encontrar as tampinhas que tiverem desenhos os quais tenham a palavra que os representa escritas com a letra S)
*Histórias: Foram lidas duas histórias enquanto os alunos estavam deitados na grama. Em seguida eles foram instigados a escolher um livro para ler deitados.
*Lanche: Piquenique.
*Brincadeira livre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário