Esta semana organizei algumas atividades para uma oficina pedagógica da escola onde trabalho, Gente Miúda, em Rio Grande. Eu e as colegas compartilhamos muitas ideias e experiências e foi tão proveitosa a conversa que resolvi dividir com vocês. Logo abaixo você confere as sugestões que levei e durante a semana postarei algumas coisinhas mais. Confira!
Textos Enlatados:
Esta ideia partiu de uma navegada no blog da Jacirinha. Vi uma foto de uma latinha decorada em E.V.A. que dizia: Texto enlatado. Fiquei interessada e pesquisei sobre o tema, porém, nada encontrei além da imagem de Jacirinha. Como vocês sabem adoro trabalhar com alfabetização então fiquei imaginando mil maneiras de se utilizar essa ideia, principalmente com turminhas de primeiro ano. Assim, bolei o seguinte esquema:
Dentro de cada lata deverá conter diferentes tipos de textos, tais como: poesia, parlendas, tirinhas em quadrinhos, músicas, piadas, além de palavras e desenhos. Usando-se da ludicidade, minha proposta é que o professor vista-se de balconista e faça o papel de vendedor de alimentos para o cérebro. Fazendo uma analogia a alimentação convencional, pode-se dizer aos pequenos que para alimentar o corpo consumimos arroz, feijão, leite...enquanto para alimentarmos a inteligência e fortalecer o cérebro precisamos de informações e/ou palavras contidas nos textos. Assim, apresentam-se as latinhas aos discentes, dizendo que em cada uma existe um tipo de alimento/texto. Para cada tipo de texto elaborei algumas sugestões de atividades.
*Texto Rimado:
Com base no verso: "Batatinha quando nasce... ", sugiro que todos os alunos recebam o texto para acompanhar a leitura em grupo. Após leitura, identificar e circular a palavra "batatinha".
Brincadeira: Batata quente.
Componentes: Batata confeccionada com TNT, lã, olhinhos de papelão, saquinho com as letras do alfabeto.
Número de participantes: toda turma em círculo.
Regras: Ao som de uma música a batata-quente deverá passar de mão em mão. Quando a música parar, o aluno que estiver com a batata na mão deverá retirar do saquinho uma letra do alfabeto, mostrar para os colegas, dizer qual é a letra. Recomeçar a música e continuar a brincadeira até quando for de interesse da turma.
Brincadeira de roda (Ciranda Cirandinha) com versinhos:
*Quando eu era pequeninho
Aprendi o ABC
Agora que sou grandinho
Eu só sei amar você
*Amiga eu tenho; amiga terei
amiga como você jamais esquecerei
*Fui a feira comprar uva,
Encontrei uma coruja
Pisei no rabo dela
Ela me chamou de cara suja
*Sou pequeninho
do tamanho de um botão
Carrego papai no bolso
e a mamãe no coração
Para adaptar aos maternais, sugiro a história "A sementinha que não queria nascer"que encontras no blog http://mundinhodacrianca.blogspot.com/
*Texto quebrado:
Com base na parlenda: 1,2 feijão com arroz
Dentro de uma das latas haverão vários recortes das frases que compõe a parlenda. Os devem receber a parlenda em pedaços para montar o texto no caderno conforme cartaz utilizado para leitura com a turma. Pintar com lápis de cor a palavra "feijão".
Construção de um livro ou varal de números com diversas colagens. Em cada página deve haver apenas um número e cada um deles com a colagem de um material diferente conforme imagem da postagem "Recursos que auxiliam na linguagem matemática"
*Texto Moído:
Escolher um pequeno texto para leitura com a turma com um cartaz. Circular e contar todas as palavras do cartaz com a turma.
Colocar dentro da lata, além das utilizadas no texto, diversas palavras coladas em pequenos pedaços de cartonas, formando cartinhas. Em duplas ou em grupos, os alunos poderão jogar a "Guerrinha das palavras". Um aluno por vez retira da lata uma palavra e conta quantas letras têm. Vence aquele que tiver a palavra com mais letras.
*Texto cantado:
Com base na música: "Sapo jururu na beira do rio..."
Com maternal: Trabalhar a palavra jururu, sinônimo de triste. Mostrar aos alunos diferentes expressões faciais fazendo o exercício de expressão com eles. Construir faces com pratinhos de papelão.
Com jardim: Pode-se falar sobre o nascimento dos girinos.
*Texto em tirinhas:
Deixar que os alunos observem e manuseiem vários gibis. Mostrar a diferença entre as histórias e as tirinhas. Retirar da lata e distribuir tirinhas para interpretação. Construção de tirinhas: fazendo só os desenhos; escrevendo as falas com a ajuda professora; criando o próximo quadrinho.
*Texto engraçado:
Contar piadas para os alunos:
Um menino foi até o sorveteiro e perguntou:
-Tem sorvete de ervilhas?
-Não.
No outro dia ele voltou e perguntou de novo:
-Tem sorvete de ervilhas?
-Não.
Então o sorveteiro pensou:
-Se eu fizer um sorvete de ervilhas para este menino, ele vai parar de me encher.E ele fez o tal sorvete. No dia seguinte, o menino voltou lá e peguntou:
-Tem sorvete de ervilhas?
-Tem.
-Eca!
Qual o cachorro que não tem rabo?
R.: o cachorro-quente.
O que o cadarço falou para o tênis?
R.: 'Estou amarradão em você."
Por que a água foi presa?
R.: Porque matou a sede.
Concurso de piadas: Cada criança recebe material para confecionar duas placas, devendo colorir um círculo de cartolina de verde e outra de vermelho, em seguida colá-la em um palito de picolé. Quando um colega conta uma piada os demais julgam-na, a professora auxilia na contagem dos pontos. Cada placa verde vale 2 pontos enquanto a vermelha vale 1.
*Texto desenhado:
O professor deve preparar um cartaz com um pequeno texto e algumas lacunas. Nos espaços deverão ser coladas imagens escolhidas pelos alunos entre um leque de cartas/imagens. Deve haver uma quantidade de cartas/imagens maior do que o número de lacunas para que as cartas excedentes sejam organizadas no *Tapete Alfabético (confira essa postagem ).
Exercício: Cada criança retira da lata três para a construção de uma frase no caderno, utilizando a mesma ideia do texto.
Caixa de histórias
*Uma caixa colorida com uma abertura que não permita que se veja o conteúdo de dentro é disponibilizada a turma. Antes de retirar uma imagem de dentro da caixa o aluno deve pegar uma carta do baralho (neste baralho haverão as opções: 1, 2 ou PARE) Se tirar uma carta com o número 2, o aluno deve pegar da caixa duas imagens e criar uma frase que envolva essas imagens. O colega seguinte, retira outra carta e pega na caixa a quantidade de imagens correspondente. A história continua até que uma criança pegue uma carta que diga PARE, essa deverá dar um desfecho para a trama.
*Variação : Sentados em um círculo cada aluno tira uma carta para criar uma pequena história. Depois escolhe um colega para misturar as histórias.
*Variação: Os alunos deverão criar uma história coletiva, cada um tirando uma imagem de cada vez da caixa.
Caixa surpresa
Um objeto é colocado dentro de uma caixa sem que os alunos vejam. A professora dá três dicas para que eles adivinhem o que é. É dado aos discentes a oportunidade de dar sua hipótese sobre o conteúdo da caixa. É importante que essas hipóteses sejam anotadas. Depois de revelado o conteúdo perguntasse aos alunos que outras dicas poderiam ter sido usadas para tal objeto. Sugiro que esta caixa vá para casa dos alunos para que, com a família, escolham um objeto para colocar na caixa e criem três dicas sobre tal, para que os colegas e professora descubram.
Talharim:
Vi essa ideia no endereçohttp://inclusaoaee.files.wordpress.com/, e achei muito interessante.
AMEI ESSA OFICINA VOU TIRAR UMAS IDEIAS POIS FASER UMA OFICINA DE MUSICA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARABENS
ResponderExcluirFicamos felizes em ajudar-te com ideias! Faremos uma visitinha no teu blog também!! Beijinhos
ResponderExcluirAdorei suas ideias!!!
ResponderExcluirSou professora do 4º ano e vou aplicar algumas atividades em minha sala... Estou inspirada para este novo ano!!!
Beijos!
Heloiza - BH
Olá Heloíza!!!! Que maravilha quando uma educadora se enche de ânimo para um novo trabalho! Ficamos felizes em ter contribuído para este estado de espírito! Deus abençoe! fique a vontade para próximas visitas e sugestões!
ResponderExcluirLindo,amei vou copiar sem esquecer de dar os créditos a vocês . Obrigada
ResponderExcluirLindo,amei vou copiar sem esquecer de dar os créditos a vocês . Obrigada
ResponderExcluir