domingo, 13 de junho de 2010

O mistério da torneira


Tema: Água
Período: uma semana
Turma: Jardim III (de 5 a 6 anos)

Justificativa: “A compreensão de que há uma relação entre os fenômenos naturais e a vida humana é um importante aprendizado para a criança. A partir de questionamentos sobre tais fenômenos, as crianças poderão refletir sobre o funcionamento da natureza, seus ciclos e ritmos de tempo e sobre a relação que o homem estabelece com ela, o que lhes possibilitará, entre outras coisas, ampliar seus conhecimentos e rever e reformular as explicações que possuem sobre eles.” (PCN da Educação Infantil)

Objetivos Gerais: Por meio deste projeto os alunos puderam, através da ludicidade, descobrir a origem da água que sai das torneiras. Os benefícios que ela proporciona, a importância de sua utilização com responsabilidade e alguns outros aspectos relacionados ao assunto.
Planejamento

Segunda-feira:

Atividade de abertura: Chegou na sala de aula um envelope preto com um ponto de interrogação vermelho recortado em cartolina laminada. Dentro do envelope havia uma folha com o seguinte texto:


Caros miúdos...

...preciso da ajuda de vocês para resolver um grande mistério. “O mistério da torneira”. Várias crianças do mundo querem saber de onde vem a água que sai das torneiras. Tenho muitas idéias e muitas dúvidas também. Por favor, descubram pistas...

...manterei contato.


Detetive Augá


– Resposta oral, desenho e escrita da pergunta: Onde encontramos água?

– Observação do mapa mundial e percepção da quantidade de terra e de água no planeta.

– Música: Planeta Água. Encontraremos na letra da música as palavras planeta e água.

– No caderno de desenho representação do mapa mundial com tinta guache. Anotação das descobertas do dia no diário de bordo para posterior passagem de informações a Det. Augá.

Terça-feira

–Dentro de saco preto com o ponto de interrogação vermelho coloquei o livro “As fadas nos falam de autoestima”. A história fala de uma fadinha que ficou encarregada de cuidar da água do planeta. Nas últimas páginas aparece a ilustração do ciclo da água, esta foi utilizada como base para a explicação de tal fenômeno natural. O saco preto foi deixado na pracinha em lugar estrategicamente deixado para que os alunos o encontrassem.

-Demonstração da mudança de estado físico da água com a utilização de gelo e água quente.
*uma pedra de gelo foi colocada em um pequeno prato, ao lado de um copo com água quente, para a observação da evaporação (fumaça). Em cima do recipiente com água quente foi colocado uma tampa e esperamos alguns minutos para o acúmulo de gotas e seguida demonstração aos discentes. No término do tempo os alunos perceberam que parte do gelo havia derretido e se transformado em água e o vapor do copo, acumulado na tampa, também havia se transformado em líquido.

– No caderno de desenho ilustração do ciclo da água e da experiência científica.

Quarta-feira

– Os alunos receberam uma ligação da Det. Augá. Ela deixou uma questão a ser discutida: “Pra que serve a água?”

– Ao término das hipóteses os alunos registraram no diário de bordo as conclusões, através de desenhos.

– Palestra do representante da Corsan sobre tratamento da água.

– Construção coletiva de um filtro artesanal com garrafa pet. Anotação das etapas da construção do filtro.

Quinta-feira

– Imagem de vídeo com mensagem da Det. Augá. Sua imagem total não foi vista pelas crianças aparecia apenas uma pessoa de costas com um grande chapéu e um casaco grande. Ela disse: “Miúdos vocês já sabem que encontramos água nos rios , mares, na chuva, pra que usamos a água, que ela deve ser tratada...enfim... Mas ainda tem uma coisa que eu quero que vocês descubram: Onde mais podemos encontrar água?”
Na gravação desta mensagem a Detetive mostrou aos alunos uma pequena caixa, dentro dela havia uma série de figuras, os alunos deveriam descobrir quais delas representam itens que contém água. Entre as figuras haviam frutas, legumes, animais, pessoas, e outros objetos. Os discentes receberam a tal caixa para organizarem de acordo com suas hipóteses as figuras em dois grupos: Contém água e Não contém água. Preparei duas amostras para demonstração da existência de água, uma fruta e um legume.

-Organização de dois painéis com a colagem das figuras.

Sexta-feira

– Uma garrafinha com água suja será deixada na janela da sala com uma etiqueta (Aos cuidados do Jardim III). Na etiqueta haveia vários pontos de interrogações e uma assinatura: Det. Augá. O conteúdo foi analisado e a professora iniciou uma conversa sobre poluição.

– Observação de imagens de água poluída, como rios e lagos.

– Causas da poluição da água, conclusões dos alunos escritas em texto coletivo.

– Atualização das informações descobertas sobre a água no diário de bordo e carta final para Detetive Augá.

– Colagem de lã azul na palavra água em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário