domingo, 13 de junho de 2010

Brincando com a luz descobre-se a sombra


Tema: Luz e sombra
Período: uma semana
Turma: Jardim III (de 5 a 6 anos)



Justificativa: “As crianças exploram o espaço ao seu redor e, progressivamente, por meio da percepção e da maior coordenação de movimentos, descobrem profundidades, analisam objetos, formas, dimensões, organizam mentalmente seus deslocamentos. Aos poucos, também antecipam seus deslocamentos, podendo representá-los por meio de desenhos, estabelecendo relações de contorno e vizinhança. Uma rica experiência nesse campo possibilita a construção de sistemas de referências mentais mais amplos que permitem às crianças estreitarem a relação entre o observado e o representado.”

Objetivos Gerais: Por meio deste projeto almeja-se desenvolveu-se nos discentes a capacidade de observação de diferentes iluminações e sombras proporcionadas pela jogo de localização dos objetos e corpos num dado ambiente.


Planejamento


Segunda-feira

– Observação da imagem de várias crianças brincando com a luz do sol e a sombra de seus corpos. Comentários.

– Ida ao pátio pata observação das sombras dos objetos, plantas e colegas. Brincadeira de “Caça à sombra”. ( Os alunos deverão encontrar a sombra citada pela professora. Ex: Sombra da árvore, do escorrega, do colega “Tal”, etc...)

- Leitura do texto “O que é, o que é?”

– Respondendo oralmente as Adivinhações:
O que é , o que é, é pra andar mas não anda? Rua
O que é , o que é, é surdo mas conta tudo? Livro
O que é , o que é, é cai em pé e corre deitada? Chuva
O que é , o que é, tem coroa mas não é rei. Tem escamas mas não é peixe? Abacaxi

–Desenho das respostas das adivinhações ora respondidas. Devendo organizá-las na ordem em que as perguntas foram feitas. Rua, livro, chuva e abacaxi, exercitando a memória.

Terça-feira

–Atividade: Relação de imagem e sombra (silhueta) de objeto, animal ou pessoa.


–Distribuição de envelopes com diversas silhuetas de diversos objetos, representando as sombras deles, e o respectivo desenho para associação. Assim, para o desenho de uma flor, haverá também no envelope a silhueta da mesma imagem.


– Cada aluno recebeu um pequeno envelope, dentro dele estavam quatro “sombras”, mas não os desenhos que os representavam. Dessa forma, os discentes tiveram que perceber que objeto tal sombra representava. Todos os envelopes tinham as mesmas sombras. Após terem percebido as formas os alunos escreverão, segundo suas hipóteses, as palavras que os denominavam. Nessa atividade esperava-se que o aluno representasse através de letras ou símbolos a percepção que tem de cada palavra


– Os alunos colaram as “sombras” ao lado de cada “palavra” escrita por eles, de acordo com a denominação de cada uma.


– A professora escreveu com a participação dos alunos, no quadro, as palavras da maneira correta, a fim de que percebessem os possíveis enganos. Em seguida, escreveram abaixo das palavras ora escritas espontaneamente as palavras corretas.


Quarta-feira


– Teatro de sombras com silhuetas dos personagens. Foi contada a história da Cinderela de maneira diferenciada, improvisada e divertida.


– Os alunos confeccionaram as sombras dos mesmos personagens a partir de desenhos em cartolina. Em seguida contaram a história utilizando uma lanterna e um tecido branco.


Quinta-feira


–Projeção de desenhos com celofane e lanterna. Os desenhos foram feitos com caneta de projetor. Ao final da demonstração os alunos fizeram os próprios desenhos no celofane e experimentaram a atividade.


– Os alunos levantaram hipóteses para a explicação do fenômeno ora apresentado, dando sugestões de variações desta, pensando que outros materiais poderiam ser utilizados para a passagem da luz, experimentando, na medida do possível, as hipóteses.


– Montagem da palavra sombra com alfabeto móvel imantado. Desafio: montar outras palavras iniciadas pela letra S.(serão trabalhadas, no mínimo duas palavras e no máximo quatro)


– Atividade: Encontre no jornal três palavras que tenham a letra no início e três com a letra s no final. Em seguida cole no diário de bordo.



Sexta-feira


– À sombra de uma árvore: foram realizadas diversas atividades.


*Joguinhos: memória e tampinhas do tapete alfabético (os alunos deverão encontrar as tampinhas que tiverem desenhos os quais tenham a palavra que os representa escritas com a letra S)


*Histórias: Foram lidas duas histórias enquanto os alunos estavam deitados na grama. Em seguida eles foram instigados a escolher um livro para ler deitados.


*Lanche: Piquenique.


*Brincadeira livre!




O mistério da torneira


Tema: Água
Período: uma semana
Turma: Jardim III (de 5 a 6 anos)

Justificativa: “A compreensão de que há uma relação entre os fenômenos naturais e a vida humana é um importante aprendizado para a criança. A partir de questionamentos sobre tais fenômenos, as crianças poderão refletir sobre o funcionamento da natureza, seus ciclos e ritmos de tempo e sobre a relação que o homem estabelece com ela, o que lhes possibilitará, entre outras coisas, ampliar seus conhecimentos e rever e reformular as explicações que possuem sobre eles.” (PCN da Educação Infantil)

Objetivos Gerais: Por meio deste projeto os alunos puderam, através da ludicidade, descobrir a origem da água que sai das torneiras. Os benefícios que ela proporciona, a importância de sua utilização com responsabilidade e alguns outros aspectos relacionados ao assunto.
Planejamento

Segunda-feira:

Atividade de abertura: Chegou na sala de aula um envelope preto com um ponto de interrogação vermelho recortado em cartolina laminada. Dentro do envelope havia uma folha com o seguinte texto:


Caros miúdos...

...preciso da ajuda de vocês para resolver um grande mistério. “O mistério da torneira”. Várias crianças do mundo querem saber de onde vem a água que sai das torneiras. Tenho muitas idéias e muitas dúvidas também. Por favor, descubram pistas...

...manterei contato.


Detetive Augá


– Resposta oral, desenho e escrita da pergunta: Onde encontramos água?

– Observação do mapa mundial e percepção da quantidade de terra e de água no planeta.

– Música: Planeta Água. Encontraremos na letra da música as palavras planeta e água.

– No caderno de desenho representação do mapa mundial com tinta guache. Anotação das descobertas do dia no diário de bordo para posterior passagem de informações a Det. Augá.

Terça-feira

–Dentro de saco preto com o ponto de interrogação vermelho coloquei o livro “As fadas nos falam de autoestima”. A história fala de uma fadinha que ficou encarregada de cuidar da água do planeta. Nas últimas páginas aparece a ilustração do ciclo da água, esta foi utilizada como base para a explicação de tal fenômeno natural. O saco preto foi deixado na pracinha em lugar estrategicamente deixado para que os alunos o encontrassem.

-Demonstração da mudança de estado físico da água com a utilização de gelo e água quente.
*uma pedra de gelo foi colocada em um pequeno prato, ao lado de um copo com água quente, para a observação da evaporação (fumaça). Em cima do recipiente com água quente foi colocado uma tampa e esperamos alguns minutos para o acúmulo de gotas e seguida demonstração aos discentes. No término do tempo os alunos perceberam que parte do gelo havia derretido e se transformado em água e o vapor do copo, acumulado na tampa, também havia se transformado em líquido.

– No caderno de desenho ilustração do ciclo da água e da experiência científica.

Quarta-feira

– Os alunos receberam uma ligação da Det. Augá. Ela deixou uma questão a ser discutida: “Pra que serve a água?”

– Ao término das hipóteses os alunos registraram no diário de bordo as conclusões, através de desenhos.

– Palestra do representante da Corsan sobre tratamento da água.

– Construção coletiva de um filtro artesanal com garrafa pet. Anotação das etapas da construção do filtro.

Quinta-feira

– Imagem de vídeo com mensagem da Det. Augá. Sua imagem total não foi vista pelas crianças aparecia apenas uma pessoa de costas com um grande chapéu e um casaco grande. Ela disse: “Miúdos vocês já sabem que encontramos água nos rios , mares, na chuva, pra que usamos a água, que ela deve ser tratada...enfim... Mas ainda tem uma coisa que eu quero que vocês descubram: Onde mais podemos encontrar água?”
Na gravação desta mensagem a Detetive mostrou aos alunos uma pequena caixa, dentro dela havia uma série de figuras, os alunos deveriam descobrir quais delas representam itens que contém água. Entre as figuras haviam frutas, legumes, animais, pessoas, e outros objetos. Os discentes receberam a tal caixa para organizarem de acordo com suas hipóteses as figuras em dois grupos: Contém água e Não contém água. Preparei duas amostras para demonstração da existência de água, uma fruta e um legume.

-Organização de dois painéis com a colagem das figuras.

Sexta-feira

– Uma garrafinha com água suja será deixada na janela da sala com uma etiqueta (Aos cuidados do Jardim III). Na etiqueta haveia vários pontos de interrogações e uma assinatura: Det. Augá. O conteúdo foi analisado e a professora iniciou uma conversa sobre poluição.

– Observação de imagens de água poluída, como rios e lagos.

– Causas da poluição da água, conclusões dos alunos escritas em texto coletivo.

– Atualização das informações descobertas sobre a água no diário de bordo e carta final para Detetive Augá.

– Colagem de lã azul na palavra água em inglês.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Oficina pedagógica - solicite uma

Amigas e amigos

Esta semana organizei algumas atividades para uma oficina pedagógica da escola onde trabalho, Gente Miúda, em Rio Grande. Eu e as colegas compartilhamos muitas ideias e experiências e foi tão proveitosa a conversa que resolvi dividir com vocês. Logo abaixo você confere as sugestões que levei e durante a semana postarei algumas coisinhas mais. Confira!




Textos Enlatados:

Esta ideia partiu de uma navegada no blog da Jacirinha. Vi uma foto de uma latinha decorada em E.V.A. que dizia: Texto enlatado. Fiquei interessada e pesquisei sobre o tema, porém, nada encontrei além da imagem de Jacirinha. Como vocês sabem adoro trabalhar com alfabetização então fiquei imaginando mil maneiras de se utilizar essa ideia, principalmente com turminhas de primeiro ano. Assim, bolei o seguinte esquema:

Dentro de cada lata deverá conter diferentes tipos de textos, tais como: poesia, parlendas, tirinhas em quadrinhos, músicas, piadas, além de palavras e desenhos. Usando-se da ludicidade, minha proposta é que o professor vista-se de balconista e faça o papel de vendedor de alimentos para o cérebro. Fazendo uma analogia a alimentação convencional, pode-se dizer aos pequenos que para alimentar o corpo consumimos arroz, feijão, leite...enquanto para alimentarmos a inteligência e fortalecer o cérebro precisamos de informações e/ou palavras contidas nos textos. Assim, apresentam-se as latinhas aos discentes, dizendo que em cada uma existe um tipo de alimento/texto. Para cada tipo de texto elaborei algumas sugestões de atividades.


*Texto Rimado:

Com base no verso: "Batatinha quando nasce... ", sugiro que todos os alunos recebam o texto para acompanhar a leitura em grupo. Após leitura, identificar e circular a palavra "batatinha".

Brincadeira: Batata quente.

Componentes: Batata confeccionada com TNT, lã, olhinhos de papelão, saquinho com as letras do alfabeto.
Número de participantes: toda turma em círculo.
Regras: Ao som de uma música a batata-quente deverá passar de mão em mão. Quando a música parar, o aluno que estiver com a batata na mão deverá retirar do saquinho uma letra do alfabeto, mostrar para os colegas, dizer qual é a letra. Recomeçar a música e continuar a brincadeira até quando for de interesse da turma.


Brincadeira de roda (Ciranda Cirandinha) com versinhos:


*Quando eu era pequeninho
Aprendi o ABC
Agora que sou grandinho
Eu só sei amar você

*Amiga eu tenho; amiga terei
amiga como você jamais esquecerei

*Fui a feira comprar uva,
Encontrei uma coruja
Pisei no rabo dela
Ela me chamou de cara suja

*Sou pequeninho
do tamanho de um botão
Carrego papai no bolso
e a mamãe no coração


Para adaptar aos maternais, sugiro a história "A sementinha que não queria nascer"que encontras no blog http://mundinhodacrianca.blogspot.com/

*Texto quebrado:

Com base na parlenda: 1,2 feijão com arroz

Dentro de uma das latas haverão vários recortes das frases que compõe a parlenda. Os devem receber a parlenda em pedaços para montar o texto no caderno conforme cartaz utilizado para leitura com a turma. Pintar com lápis de cor a palavra "feijão".

Construção de um livro ou varal de números com diversas colagens. Em cada página deve haver apenas um número e cada um deles com a colagem de um material diferente conforme imagem da postagem "Recursos que auxiliam na linguagem matemática"


*Texto Moído:


Escolher um pequeno texto para leitura com a turma com um cartaz. Circular e contar todas as palavras do cartaz com a turma.

Colocar dentro da lata, além das utilizadas no texto, diversas palavras coladas em pequenos pedaços de cartonas, formando cartinhas. Em duplas ou em grupos, os alunos poderão jogar a "Guerrinha das palavras". Um aluno por vez retira da lata uma palavra e conta quantas letras têm. Vence aquele que tiver a palavra com mais letras.

*Texto cantado:


Com base na música: "Sapo jururu na beira do rio..."


Com maternal: Trabalhar a palavra jururu, sinônimo de triste. Mostrar aos alunos diferentes expressões faciais fazendo o exercício de expressão com eles. Construir faces com pratinhos de papelão.


Com jardim: Pode-se falar sobre o nascimento dos girinos.


*Texto em tirinhas:


Deixar que os alunos observem e manuseiem vários gibis. Mostrar a diferença entre as histórias e as tirinhas. Retirar da lata e distribuir tirinhas para interpretação. Construção de tirinhas: fazendo só os desenhos; escrevendo as falas com a ajuda professora; criando o próximo quadrinho.


*Texto engraçado:


Contar piadas para os alunos:


Um menino foi até o sorveteiro e perguntou:

-Tem sorvete de ervilhas?

-Não.

No outro dia ele voltou e perguntou de novo:

-Tem sorvete de ervilhas?

-Não.

Então o sorveteiro pensou:

-Se eu fizer um sorvete de ervilhas para este menino, ele vai parar de me encher.E ele fez o tal sorvete. No dia seguinte, o menino voltou lá e peguntou:

-Tem sorvete de ervilhas?

-Tem.

-Eca!


Qual o cachorro que não tem rabo?

R.: o cachorro-quente.


O que o cadarço falou para o tênis?

R.: 'Estou amarradão em você."


Por que a água foi presa?

R.: Porque matou a sede.


Concurso de piadas: Cada criança recebe material para confecionar duas placas, devendo colorir um círculo de cartolina de verde e outra de vermelho, em seguida colá-la em um palito de picolé. Quando um colega conta uma piada os demais julgam-na, a professora auxilia na contagem dos pontos. Cada placa verde vale 2 pontos enquanto a vermelha vale 1.


*Texto desenhado:


O professor deve preparar um cartaz com um pequeno texto e algumas lacunas. Nos espaços deverão ser coladas imagens escolhidas pelos alunos entre um leque de cartas/imagens. Deve haver uma quantidade de cartas/imagens maior do que o número de lacunas para que as cartas excedentes sejam organizadas no *Tapete Alfabético (confira essa postagem ).

Exercício: Cada criança retira da lata três para a construção de uma frase no caderno, utilizando a mesma ideia do texto.



Caixa de histórias

*Uma caixa colorida com uma abertura que não permita que se veja o conteúdo de dentro é disponibilizada a turma. Antes de retirar uma imagem de dentro da caixa o aluno deve pegar uma carta do baralho (neste baralho haverão as opções: 1, 2 ou PARE) Se tirar uma carta com o número 2, o aluno deve pegar da caixa duas imagens e criar uma frase que envolva essas imagens. O colega seguinte, retira outra carta e pega na caixa a quantidade de imagens correspondente. A história continua até que uma criança pegue uma carta que diga PARE, essa deverá dar um desfecho para a trama.

*Variação : Sentados em um círculo cada aluno tira uma carta para criar uma pequena história. Depois escolhe um colega para misturar as histórias.

*Variação: Os alunos deverão criar uma história coletiva, cada um tirando uma imagem de cada vez da caixa.


Caixa surpresa

Um objeto é colocado dentro de uma caixa sem que os alunos vejam. A professora dá três dicas para que eles adivinhem o que é. É dado aos discentes a oportunidade de dar sua hipótese sobre o conteúdo da caixa. É importante que essas hipóteses sejam anotadas. Depois de revelado o conteúdo perguntasse aos alunos que outras dicas poderiam ter sido usadas para tal objeto. Sugiro que esta caixa vá para casa dos alunos para que, com a família, escolham um objeto para colocar na caixa e criem três dicas sobre tal, para que os colegas e professora descubram.

Talharim:

Vi essa ideia no endereçohttp://inclusaoaee.files.wordpress.com/, e achei muito interessante.
Em uma panela coloque várias tirinhas de EVA amarelo, simbolizando o macarrão tipo talharim. Na ponta de cada tirinha cole um pequeno papelzinho com uma letrinha. Distribua pratinhos de papelão e garfos. Deixe que as crianças sirvam o macarrão no prato livremente. Em seguida cite uma palavra ou mostre uma figura para os alunos eles deverão perceber qual é a letra inicial da palavra e procurar em seu prato a "massinha" que tem a tal letra. Tanto a retirada do macarrão da panela quanto a procura no prato devem ser feitas com garfo.


O Talharim fez sucesso com as profes



Aqui a Caixa Surpresa
Dicas: 1. Tem em vários tamanhos mas um só formato
2. Dentro dela há muito poder
3. Foi criada a mais de mil anos
R.: Bíblia