sábado, 29 de maio de 2010

Notícias de Marcelo

No início do ano passado a fim de iniciar as atividades de escrita optei por partir dos nomes dos alunos. Creio na ludicidade como ferramenta inseparável do professor de educação infantil e por isso trouxe para a sala de aula um “amigo”, um fantoche. Escolhemos o nome Marcelo para o grande amigo que nos auxiliou na significação e apropriação das primeiras letras por parte dos pequenos. Ao final do projeto Marcelo deixou tantas saudades, que meses depois resolvi que ele iria retornar a sala. Criei então o projeto “Notícias de Marcelo”. O amigo enviou uma carta para a turma dizendo que estava com muitas saudades e esteve viajando por vários lugares do Brasil. Nesta carta Marcelo pediu o endereço dos alunos e dias depois chegou uma carta em cada casa. Foi uma alegria só! Cada qual queria contar as suas novidades.
Em cada carta Marcelo contava uma experiência diferente, falando dos lugares que conheceu e das brincadeiras e costumes que aprendeu pelas regiões do Brasil. Para entender melhor os passeios de Marcelo estudamos alguns lugares e costumes citados nas cartas.

Goiás: Estudamos sobre o mercado Ver-o-peso, construído em 27/03/1687. Neste dia fizemos uma brincadeira com uma balança de cozinha pesando alguns objetos da sala, a cada pesagem os alunos deveriam anotar por desenho o objeto e o numeral que correspondesse o peso.

Rio Grande do Sul: Cidade de Gramado, Lago Negro e Estádio Olímpico. Com tinta guache fizemos a pintura das hortênsias, do lago e pedalinhos.

Rio de Janeiro: Pão de açúcar e história do carnaval. Confecção de máscaras e bailinho.

Bahia: Vatapá e Elevador Lacerda. Acompanhamento da leitura em cartaz da receita do vatapá e montagem de um segundo cartaz com a colagem de imagens dos ingredientes.

Pará: Dança do Carimbó com montagem de coreografia para apresentação para as demais turmas.

*A cada estudo íamos marcando com alfinetes as regiões visitadas por Marcelo em um mapa do Brasil confeccionado em isopor e tinta guache. Fizemos então no caderno o desenho do mapa da viagem de Marcelo com a trajetória dele. Na sexta-feira, Marcelo Chegou na escola dentro de uma mala. Os alunos abriram-na e o encontraram em meio a vários objetos trazidos das diversas cidades que ele visitou. Haviam na mala: uma camiseta do Grêmio (estádio Olímpico) , flauta (carimbó), cartão postal de Gramado, uma balança(mercado Ver-o-peso) entre outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário