quinta-feira, 13 de maio de 2010

Ao som do ensino
-MPB na Educação Infantil-

“Na escola, criança tem de ouvir música de criança. E só música de criança, certo? Não. Nada mais falso.” Quando li a frase de Beatriz Santomauro encontrei respaldo para uma opinião que já carregava há muito tempo. A música é uma importante e valiosa ferramenta nas mãos de professores que fogem das aulas mnemônicas. Sou uma professora assim, que gosta de inovar. Resolvi, então, desenvolver um projeto de música popular brasileira com meus miúdos e para tanto pesquisei sobre o assunto na internet e encontrei os textos Sobre ritmos e sons da revista Nova Escola de agosto de 2008 e A importância a musicalização na educação infantil e no ensino fundamental (confira esta postagem). Além do PCN de Educação Infantil que reserva um espaço especial para música. O trabalho foi tão especial e rico que resolvi compartilhar com você. Confira!

Na primeira semana...

Fico assim sem você

No primeiro dia falei aos alunos sobre a existência do compositor para cada canção. Nesta, em questão, um homem a “inventou”, porém, uma mulher interpretou/cantou, ela chama-se Adriana Calcanhoto. Meditamos na letra da música e decidimos usá-la na homenagem para o Dia das Mães. Assim demos início à montagem de uma coreografia e a confecção de um presente. Confeccionamos porta almofadas em TNT vermelho com a palavra MAMÃE em lantejoula prata.





Ao lado da letra da música, no diário de bordo, um lindo desenho da mamãe!







A banda

A música de Chico Buarque na voz de Nara Leão proporcionou um dos melhores momentos desse ano. Para apresentar a canção aos discentes usei um marionete dançarino em uma caixa temática, o denominamos: Tião. As crianças adoraram a música e o boneco, aprenderam a letra com facilidade e a representaram por desenhos hilários. Claro, ao final da aula todos queriam fazer Tião dançar!




Algumas palavrinhas da canção sem a letra inicial para a organização no tapete alfabético
(confira postagem do tapete alfabético)




Velha infância

A canção dos Tribalistas nos levou a pensar sobre o amor! O que amor? Quais os diferentes tipos de amor? A quem amamos? Estas foram algumas questões levantadas em um gostoso diálogo com os pequeninos. Surgiu cada resposta! A partir dos comentários escrevemos um texto coletivo para anexar ao portfólio entregue aos pais no final do ano. No caderno de desenho, baseado no verso "...eu penso em você, desde o amanhecer, até quando eu me deito...", os alunos desenharam uma pessoa apaixonada pensando no seu amor durante as atividades de rotina de um dia.







Descobridor dos sete mares

Momentos interessantes foram vividos por causa da música de Lulu Santos. Quantas perguntas surgiram! O que são lampejos? O que é farol? O que são recifes? Os miudinhos aprenderam a prestar atenção na letra das músicas. Agora querem entender o que estão cantando.Vocês conhecem Iracema ou Itamaracá? –perguntei. Diante da negativa dos infantes apresentei-lhes as fotos dos lugares citados na canção e através de uma maquete do território brasileiro os localizamos, no mapa, com pequenas bandeirinhas. Chamei atenção para o fato de que todos os lugares ficam “pertinho” do oceano e por isso dizemos que essa região é litorânea. Terminamos a tarde “...transando as cores dessa vida...” e colorindo uma paisagem com tinta guache


Foi feito o desenho de uma paisagem a lápis e em seguida colorida com guache. Depois de seco foram feitos os detalhes do trabalho com canetinha preta.




O gato e pulga

“Inventada” e interpretada, também, por Adriana Calcanhoto, esta música contagiou a turminha com sua batida forte e animada. Por causa da letra simples a diversão ficou garantida e uma coreografia espontânea foi arriscada pelas crianças. Até a professora caiu na “pista”! Levei a letra da música para os alunos, em letra script, para que encontrassem as palavras GATO e PULGA e as circulassem.

Na segunda semana...

O pato pateta


Brincando com um dedoche de feltro a partir da canção de Toquinho e Vinícius de Moraes, os discentes riram muito das trapalhadas e travessuras do pato pateta. Nessa aula usamos o tapete alfabético (confira a postagem do tapete alfabético) para organizar algumas palavras aproveitando para sondar as hipóteses de escrita dos pequenos.

O que é, o que é?

Gonzaguinha contribuiu para a reflexão dos alunos sobre a vida. Perguntei: Sua vida é boa ou ruim? Porquê? Como começa a vida de uma pessoa? O que ela faz durante toda a sua vida? Depois de pensar sobre todas essas questões os alunos desenharam as etapas da vida de um ser humano representada pela figura deles. Dessa forma desenharam o nascimento, a atualidade, o futuro enquanto adultos e a idosos. Foi interessante perceber em alguns desenhos a presença da representação de relacionamento amorosos e filhos.


País tropical

Os discentes se divertiram com a letra de Jorge Bem Jor, ouviram e cantaram a música prestando atenção na mensagem trazida por ela. Depois de montar algumas palavrinhas da canção com o alfabeto móvel desenharam a bandeira deste país tropical com cola colorida!

Trem das onze

Quê tarde divertida! A música de Adoniram Barbosa interpretada pelo conhecido grupo paulista, Demônios da garoa empolgou a criançada, depois de entender a história contada pela canção a garotada “continuou” a trama dando um final engraçado. Com a participação de toda a turminha, foi decidido que o homem perderia o trem e sua passaria a noite sozinha e por isso ficaria muito zangada e magoada o proibindo de namorar. Como a namorada ficaria muito triste resolveram dar um final amistoso. O homem e sua mãe deixariam a casa de Jaçanã e passariam a morar com a namorada. Assim, enquanto o casal namorasse a mãe faria biscoitinhos pra eles! FIM!

No último dia

Retomamos todas as canções do projeto relembrando os cantores e os trabalhos realizados a partir de cada uma. Organizamos, então, um painel de todos os artistas registrando todos os detalhes por fotografias. Ao final da tarde dançamos muiiiiiito. Cada miudinho recebeu sua coletânea: “Ao som do ensino – MPB na Educação Infantil-“


Cada aluno ficou responsável pela escrita do nome de pelo menos dois artistas



O final do trabalho coletivo ficou assim.

Algumas outras atividades:

Baseado na música País Tropical

Bandeirinnhas na maquete do mapa brasileiro. O desenho do mapa foi coberto por cola e areia colorida, baseado na música Descobridor dos sete mares.




Abaixo de um dos versos da música A banda os alunos fizeram uma linda ilustração. Esta trata-se do trecho: "...a namorada que contava as estrelas parou..."










4 comentários:

  1. Bom dia!!
    Estou cursando Pedagogia e pesquisando sobre o trabalho da Música Popular Brasileira na educação infantil, passei aqui pelo blog e encontrei muitas práticas interessantes. Gostaria de parabenizar!!
    Abraços.

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  2. Gostei muito do seu projeto. Parabéns. Felicidades!!!!

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  3. Boa tarde!
    estou desenvolvendo um projeto de música e poesia com crianças de 0 a 3 anos e gostaria de algumas dicas

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  4. Amigos,
    Estou tendo um problema com o colégio de minha filha por discordar das escolhas musicais que vêm impondo. Não bastasse a pobreza de música e letra, ainda tem a coreografia que fere o estatuto da criança e do adolescente, expondo as crianças em atos vexatórios. Gostaria de saber de saber a opinião dos amigos. Para isso coloco o link de uma postagem que fiz na fanpage do colégio onde narro os desagradáveis acontecimentos (obs: eles não deletam por, creio eu, não possuírem mais a senha do administrador da página): https://www.facebook.com/photo.php?fbid=226362467516938&set=o.216211425072873&type=1

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