sábado, 15 de maio de 2010

Poetas do Amanhã



A poesia é uma forma de linguagem divertida capaz de cativar os pequenos alunos de maneira instigante. Por este projeto apresentei à turma estruturas textuais organizadas em poesia, levando-os ao aprendizado das primeiras letras através das leituras. Ainda nesse trabalho foram desenvolvidas atividades de expressão corporal e interpretação. Para fechar o projeto organizei um pequeno sarau onde os alunos fizeram a leitura/interpretação de algumas poesias. Para tanto confeccionei um lindo convite para que os alunos trouxessem a família para escola. Os miudinhos preparam lembrancinhas para eternizar esse momento. Confira!

Tempo de duração: 1 semana

Idade: 5 anos

Primeira aula:

Levei a poesia “Perguntas e respostas cretinas” de José Elias

Você conhece o João?
Aquele que joga balão?
Você conhece o Zé?
Aquele que tem cheiro de chulé?
Você conhece a Mara?
Aquela que tem cara de mala?
Você conhece a Esmeralda?
Aquela que usa fralda?
Você conhece a Marieta?
Aquela que faz careta?
Você conhece o Chico?
Aquele que lhe deu um penico?
Você conhece o Joaquim?
Conheço, mas chega ... e fim!
(Adaptada)

Atividade 1: Para que os alunos percebessem a existência da rima nos versos organizei uma caixinha colorida com diferentes cartelas. Em cada uma havia um desenho. Os alunos deveriam organizá-las de acordo com a terminação das palavras que as representavam. Dessa forma a cartela com o desenho de um CORAÇÃO deveria ficar no mesmo grupo daquela que tivesse o desenho de um FEIJÃO, por exemplo. Para facilitar o entendimento do exercício organizei juntos com os alunos as primeiras seis cartelas.

Atividade 2: Brincamos de rimar com os nomes dos alunos e depois com os nomes dos familiares, a exemplo da poesia de José Elias.

Segunda aula:

Li o número de poesias correspondente ao número de alunos usando alguns adereços para interpretá-las. Tomei cuidado para usar uma entonação de voz diferente para cada uma. Ao final das leituras lhes contei que aquelas seriam as poesias apresentadas no sarau Poetas do Amanhã e que por isso precisávamos fazer um sorteio para que cada aluno ficasse responsável pela a leitura de uma delas. Não foi necessário realizar o sorteio, pois as próprias crianças escolheram sem dificuldades aquela poesia, que deveria, a partir de então ensaiar até o dia do sarau.

Atividade: Os alunos fizeram um desenho sobre a sua poesia que foi emoldurado para exposição no sarau.

Terceira aula:

Fazendo a releitura de cada poesia pensamos juntos que lembrancinhas seriam confeccionadas para cada uma. Assim, neste encontro produzimos cartões e pequenos enfeites que também serviram de material de exposição.

Quarta aula:

Ouvimos a música “Aquarela” de Toquinho e a partir dela realizamos uma dinâmica. Cada aluno recebeu um envelope e dentro deste haviam duas palavras diferentes retiradas da letra da canção. Os alunos deveriam fazer os desenhos, em uma folha A3, com giz de cera, que representassem as duas palavras. Ao término dos desenhos, organizamos um círculo e ao som da música dançamos com eles nas mãos. Quando o cantor cantasse uma das palavras que havia “desenhado” o aluno deveria dançar no meio do círculo elevando seu desenho. Todos os alunos receberam a palavra arco-íris fazendo com que todos eles se reunissem no centro ao final da música. A criançada adorou a atividade de maneira que a repetimos com os pais durante o sarau como momento de integração entre alunos e familiares.
Quinta aula: Apresentei aos miúdos a poesia “A boneca” de Olavo Bilac

A BONECA


Deixando a bola e a peteca,
Com que inda há pouco brincavam,
Por causa de uma boneca,
Duas meninas brigavam.

Dizia a primeira: “É minha!”
— “É minha!” a outra gritava;
E nenhuma se continha,
Nem a boneca largava.

Quem mais sofria (coitada!)
Era a boneca. Já tinha
Toda a roupa estraçalhada,
E amarrotada a carinha.

Tanto puxaram por ela,
Que a pobre rasgou-se ao meio,
Perdendo a estopa amarela
Que lhe formava o recheio.

E, ao fim de tanta fadiga,
Voltando à bola e à peteca,
Ambas, por causa da briga,
Ficaram sem a boneca…


Atividade: Confeccionamos pequenas bonecas de algodão cru. Levei os moldes recortados e costurados, os discentes encheram o corpo das bonecas com retalhos de tecidos e pintaram os detalhes com tinta guache. Esse material também foi utilizado na exposição.

O sarau:

Decoração: O ambiente foi organizado de maneira aconchegante. Ao chão um grande tapete felpudo com várias almofadas coloridas de onde os convidados assistiram as apresentações. Em três varais haviam várias poesias coladas em cartolina colorida e presas com prendedores decorados. Na parede os desenhos feitos pelos alunos. Em uma bancada as lembrancinhas e demais materiais também produzidos pelos pequenos foram expostas.

Momento cultural: Para a abertura do evento convidei um contador de histórias para levar aos convidados a História o Balaio do Caio, toda em rima, contada a partir de materiais concretos.

Leitura dos artistas: Montei um pequeno palquinho forrado de TNT vermelho para que cada aluno subisse no momento de sua leitura. Eles puderam escolher um adereço que representasse sua poesia. Foram usados rosas, bichinhos de pelúcia e até fantasias!
Ao final do evento os pais foram convidados a recitar alguma poesia de sua preferência ou do varal exposto na sala. Assim, o sarau Poetas do Amanhã foi inesquecível!
Confira algumas imagens:


Baseado na poesia de Olavo Bilac








O convite








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