sábado, 29 de maio de 2010

Cientista desde Miúdo

Este projeto relata um trabalho do ensino de ciências naturais em uma escola de Educação Infantil na cidade de Rio Grande com uma turma de Jardim II. Com as atividades realizadas desenvolvi diversas experiências científicas despertando e/ou intensificando nos discentes a curiosidade em desvendar os mistérios de alguns fenômenos. Todas as descobertas foram registradas no diário de bordo e algumas situações renderam ótimas fotos! Confira os planejamentos:


Escolhi uma das histórias do Almanaque do Franginha, da turma da Mônica, que você encontra no endereço: http://books.google.com.br . Depois de ler a história chamei atenção dos alunos para a “profissão” do Franginha e as especificidades das funções de um cientista. Observamos as roupas do personagem, o ambiente em que faz suas invenções e descobertas. Conversei com a turma sobre a importância do trabalho dos cientistas na sociedade e os convidei a ser cientista por uma semana. A turminha ficou alvoroçada, nosso primeiro experimento:

*Flutuação:

Separei uma grande bacia transparente com água pela metade. Organizei em cima de uma mesa vários objetos de diferentes formatos, tamanhos e pesos. Os alunos, vestidos como um cientista, de jaleco e óculos de grau, puderam observar todos os materiais. Ao redor da bacia os alunos ficaram atentos à atividade. Fui escolhendo um objeto por vez e antes de mergulhar na água perguntava ao grupo: Vai afundar ou flutuar? Em seguida das respostas colocava o objetos na água para que pudessem confirmar ou não as hipóteses. Quando todos os objetos foram mergulhados os alunos registraram o experimento no diário de bordo através de dois desenhos a bacia e um paralelo com os itens FLUTUA e NÃO FLUTUA.

*Misturas de líquidos:

Deixei em cima da mesa quatro copos transparentes, cada um com uma substância diferente, água, álcool, mel e óleo. Disse aos alunos que pretendia misturá-las em um quinto copo. Perguntei o que eles achavam que iria acontecer. Depois que todos apresentaram suas idéias, pedi a colaboração de cinco alunos para realizar o experimento. Primeiro colocamos água e seguida colocamos álcool. A cada passo da mistura íamos pensando sobre as primeiras hipóteses e ao final da atividade o registro no diário de bordo foi feito também.

*Misturas de Tintas:

Com tinta guache em papel A3 fizemos as seguintes combinações: Amarelo+ verde; vermelho + azul; branco + preto; vermelho + branco; e outras sugeridas pelos discentes. Depois de verificar os resultados reproduzimos as mesmas misturas em tampinhas de garrafa pet e as colamos em um cartaz para exposição.

*Descoloração:

Mergulhamos pedaços de papel crepom verde e folhas verdes de árvore em álcool. Cada substância sólida em um copo diferente. Expliquei que a cor esverdeada dos dois líquidos se davam pela diluição de dois/duas pigmentos/tintas diferentes, a tinta do crepom e a clorofila das folhas. Levei os alunos ao pátio da escola para cobrirmos uma parte do gramado da pracinha com um balde e lhes expliquei que podíamos ver desmerecimentos da grama pela falta de luz do sol. Ficamos de voltar ali depois de dois dias. Para registro dos resultados fizemos um desenho no diário de bordo.

*Deslocamento de ar:

Cada aluno recebeu uma garrafa pet de 600 ml e uma tampinha de caneta. Colocamos água até quatro dedos antes do gargalo. Mostrei aos discentes que se apertassem a garrafa na metade a água subia e fazia com que a tampinha se aproximasse da extremidade. Quando percebessem que a tampinha fosse cair deveriam soltar a garrafa aos poucos fazendo com que o nível da água diminuísse e a tampa voltasse ao local de origem.





Um comentário:

  1. parabéns pelas idéias!!ameiiiiiiiiiiii.. adoro um trabalho lúdico e diferente bjss

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