Acredito que a ludicidade é uma ferramenta importantíssima, e por isso, imprescindível na prática do professor que atua no ensino fundamental, nos anos iniciais, principalmente no primeiro e segundo ano. Ainda no processo de alfabetização, essa importante aliada pode nos levar por caminhos prazerosos e significativos de aprendizagem. É sabido que antes mesmo da criança ingressar na escola já está em contato com a linguagem escrita por meio de jornais, revistas, encartes publicitários e uma série de outros materiais, não sendo, portanto, o alfabeto uma grande novidade. Cabe à escola ensinar mais a essas crianças sobre as funções da escrita, levando-as, através da brincadeira os conhecimentos necessários e conseguintes da alfabetização e letramento. De acordo com o PCN de Educação Infantil: “Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem. Isso significa que a alfabetização não é o desenvolvimento de capacidades relacionadas à percepção, memorização e treino de um conjunto de habilidades sensório-motoras. É, antes, um processo no qual as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas.”
A fim de ensinar algumas palavras através da brincadeira desenvolvi três maneiras de se utilizar o tapete alfabético. Confira passo a passo:
*Iniciei a aula levando para a turma a música “Abecedário da Xuxa”, enquanto cantávamos fomos colando, em ordem, o alfabeto na parede;
*Pedi a ajuda dos alunos para confeccionar o tapete e em papel craft, com canetinhas escrevemos todas as letras em pequenos quadrados. Na barra colamos letrinhas recortadas de revistas;
*Extrai da internet uma série de figuras e as colei em tampinhas de refrigerante cobrindo com fita adesiva transparente e colorida;
Formas de jogar:
1) Distribuir 7 tampinhas para cada aluno. Vence quem organizar, primeiro, todas as tampinhas no tapete de acordo com a letra inicial da palavra que representa a figura. Ex: a figura mostra um carro, o aluno deve colocar essa tampinha na letra C.
2) Distribuir 7 tampinhas para cada aluno. A professora sorteia uma letra e o aluno deve encontrar entre as suas uma tampinha que tenha uma figura que a representa colocando-a no tapete. Ex: letra F. O aluno que tiver o desenho e um fogão poderá colocar a tampinha em cima da letra F. Vence o aluno que ficar sem tampinhas.
3) Dividir o número total de tampinhas em dois ou mais grupos. Vence o grupo que organizar as tampinhas no tapete, de maneira correta, em menor tempo.
4) Pode-se substituir as tampinhas por objetos organizando-os no tapete de acordo com a curiosidade das crianças.
5) Ditar uma palavra para cada aluno. Ele deverá pisar o tapete apenas nas letras que compõe a palavra. Ex: COPA, o aluno deverá pisar nas letras C, O, P e A, respectivamente.
6) Uma variação da atividade supramencionada: cada criança pisa em uma letra. Nessa variante poderão ser ditadas palavras diferentes para cada grupo.
7) Para jogar em dupla ou individual com as tampinhas pode ser confeccionado um tapete menor.
olá, amei o seu blog. vim a procura do sr alfabeto,pois fiz na minha sala um pouco diferente de vc. Passa no meu blog para conhecê-lo ARTES DA NÉIA QUINTÃO. Lá vc verá muitas coisas legais.
ResponderExcluirboa sorte e um abraço.....