sábado, 15 de maio de 2010

História e Geografia na Educação Básica.

Em nosso estágio também utilizamos o Senhor Alfabeto em uma perspectiva diferenciada englobando o faz-de-conta, a alfabetização, o letramento, a história e a geografia com crianças de 6 anos.
O Senhor Alfabeto foi apresentado aos alunos como um Senhor viajante, muito sábio que visitava as escolas para auxiliar as crianças nos momentos de escrita e leitura. Com a finalidade de certificar que havia estado em várias classes de alfabetização, o bom boneco de pano, carregava uma mala viajante com um diário de bordo repleto de textos, desenhos e imagens que, supostamente, os alunos e professoras haviam registrado no periodo que estiveram na companhia do boneco .
Nesta perspectiva, ao ler o que as professoras haviam escrito, observar as fotos e desenhos, os discentes conheciam a história de cada lugar, individuo e grupo de alunos bem como estabeleciam diferenças e semelhanças com as suas próprias histórias, partindo sempre da sua realidade, da sua origem. Para que as próximas escolas visitadas também conhecessem um pouco da nossa turma, do lugar onde vivemos e das relações que afirmamos mutuamente, questionamos as crianças as maneiras que poderiamos apresentar a nossa história. Não diferente, todos acordaram em realizar uma visita nas dependências e ao redor da escola utilizando a fotografia como forma de registro para compor o Diário de Bordo. Neste passeio, de forma subjetiva, trabalhamos conceitos de localidade, direção, pertencimento e identificação. Passeando com o Senhor Alfabeto, os educandos estavam em constante processo de leitura de mundo, aprendendo a ler o seu espaço, a pensar o espaço (Callai, 2005, 229) . Recordo que durante a caminhada surgiram muitos tópicos sobre o meio ambiente como: preservação, higiene, animais, clima, tempo/espaço etc. Questões especificamente geográficas e históricas possiveis de serem compreendidas e desenvolvidas com crianças de 6 anos.
Finalizando, disponobilizamos as fotos impressas para anexarem ao instrumento de registro do Senhor Alfabeto.
Michele

Nenhum comentário:

Postar um comentário